Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 979 | De 08 a 13 de Fevereiro de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Reparação econômica

Clima de vitória marca o desfecho da da luta dos anistiados da Embraer

A assembleia que aconteceu no último sábado, dia 4, com os ex-trabalhadores da Embraer anistiados por terem sido perseguidos pela Ditadura Militar, lotou o salão do Sindicato e celebrou a vitória dos companheiros após uma espera de 27 anos.

Essa foi a primeira assembleia com todos os anistiados desde a decisão da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, em dezembro, que concedeu a reparação econômica.

Na expressão de cada um, o alívio e a alegria pelo reconhecimento das injustiças sofridas durante todos esses anos. Alguns, emocionados, lembraram do que sofreram após as greves de 83, 84 e 88 (leia abaixo).

Reparação econômica
Durante a assembleia, foram divulgados os valores da Prestação Mensal Permanente Continuada, uma espécie de pensão vitalícia que cada um dos 125 anistiados irão receber. Em média cada um receberá cerca de R$ 2 mil, mas a data do início do pagamento ainda não foi definida. A previsão é que ocorra num prazo de 120 dias após a publicação da portaria no Diário Oficial da União.

Para o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros, acompanhar o caso e dar a notícia da reparação econômica a esses trabalhadores é gratificante. “A anistia dos companheiros da Embraer, a exemplo do que já foi garantido a metalúrgicos da GM, é uma conquista histórica da categoria. Esses companheiros foram punidos por lutarem por seus direitos e contra a repressão. Por isso, essa reparação é mais do que merecida”, disse.

O resultado é fruto do trabalho conjunto entre o Sindicato, o advogado Aderson Bussinger e a Abap (Associação Brasileira de Anistiados Políticos).

Indenização retroativa
Além da pensão mensal, os anistiados também terão direito a uma indenização referente ao período retroativo.

O cálculo desse retroativo ainda não foi concluído porque a Embraer ainda não encaminhou ao Ministério da Justiça os valores que foram pagos a cada um dos anistiados na rescisão contratual. Essa informação é imprescindível para os cálculos.

Segundo Getúlio Guedes, representante do Sindicato nos processos de anistia, a empresa já foi comunicada e já estaria providenciando os valores.

Uma nova assembleia deve acontecer no próximo mês, para informar sobre as datas do pagamento.


Veja alguns relatos dos anistiados

"Minha vida profissional terminou aos 35 anos quando fui demitido na greve de 84. Depois nunca mais arrumei emprego fixo e cansei de ouvir parente me chamando de vagabundo. Essa reparação, pra mim, representa justiça"

Claudio Lírio


"Eu não me arrependo de nada. Estava lutando pela libertação do meu país. Mas a incompreensão da família é o que mais pesa. Isso machuca até hoje"

Carlos Alberto Cavalcante


"Foi tudo muito difícil. Eu tenho um filho especial e tive de vender picolé na rua pra sustentar minha família. Nunca mais consegui emprego de carteira assinada. Sou eternamente grato a todos que acreditaram e nos ajudaram"

Pascoal Donizete

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®