Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 979 | De 08 a 13 de Fevereiro de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Privatização

Governo privatiza aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília

É mais uma entrega do patrimônio nacional, que ameaça empregos, qualidade dos serviços e soberania

Nesta segunda-feira, dia 6, o governo federal realizou o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.

De olho na Copa de 2014, os consórcios pagaram um valor acima do esperado pelo governo. O total obtido foi de R$ 24,5 bilhões.

No entanto, não há o que comemorar. O controle dos aeroportos passará a ser de empresas privadas estrangeiras, sem nenhum compromisso com o desenvolvimento do país e a qualidade dos serviços.

O governo afirma que não haverá aumento nas passagens inicialmente, mas, no futuro, os preços podem atingir valores acessíveis apenas para a elite do país.

O acordo prevê ainda estabilidade de apenas 6 meses para os trabalhadores. Após o prazo, as empresas estão liberadas para demitir.

Dinheiro público
O governo privatiza os aeroportos com a desculpa de que, sob controle estatal, não há recursos para investimentos. No entanto, toda essa farra da privatização será financiada com dinheiro público.

As empresas já deixaram claro que vão buscar o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar grande parte dos valores da compra.

Ou seja, é mais um escândalo: o governo vende estatais e depois empresta dinheiro público aos empresários, a juros baixos, para pagarem a dívida ao próprio governo. Um verdadeiro “negócio da China”.

É mais uma medida prejudicial ao país, pois coloca na mão da iniciativa privada (que só pensa no lucro), um setor estratégico do país. Em todo o mundo, a ampla maioria dos aeroportos são públicos e sob controle governamental.

Os passageiros pagarão do próprio bolso duas vezes: tarifas mais caras e a salvaguarda financeira que o governo ainda vai garantir aos novos administradores. Um absurdo!

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®