Edição 977 | De 25 a 30 de Janeiro de 2012

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Setor automotivo

GM recupera posto de líder mundial, mas continua com política de exploração

A GM voltou a ser a líder mundial em vendas do setor automotivo, desbancando a Toyota.

A recuperação é resultado dos recordes de vendas na China, Estados Unidos e Brasil, bem como à custa de milhares de demissões em todo o mundo.

Foram vendidos mais de 9 milhões de automóveis, um crescimento de 7,6%.

Os lucros ultrapassaram U$ 8 bilhões somente até setembro de 2011. Fora isso, a empresa tinha em caixa no mesmo período US$ 36 bilhões.

“Se a empresa está ganhando dinheiro, é porque os trabalhadores estão suando muito na linha de produção. E como se fosse pouco, a GM está impondo um terrorismo total e uma superexploração para lucrar ainda mais”, disse o diretor Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

Antecipação do 13º, já!
Chega de pressão e exploração. Queremos é nossos direitos. Vai começar a luta pela antecipação do 13º salário. “Temos de cobrar da montadora que a primeira parcela chegue logo nas mãos dos trabalhadores”, afirma Macapá.