Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 969 | De 22 a 28 de Novembro de 2011

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Negros e Negras

Ato reivindica feriado da Consciência Negra, em São José

Sindicatos e entidades do movimento popular fizeram um ato na última quinta-feira, dia 17, durante a sessão de Câmara dos Vereadores.

O objetivo foi cobrar que os vereadores votem o projeto de lei, parado na Câmara desde 2007, que institui o feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, em São José.

Atualmente, o dia é considerado feriado municipal em mais de 750 cidades brasileiras, entre elas, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Hortolândia. São José é uma das poucas grandes cidades do Estado que ainda ignora uma das principais reivindicações do movimento negro e não tem a data como feriado.

“A Lei 10.639, sancionada pelo governo federal em 2003, também já incluiu a data no calendário escolar brasileiro. Portanto, não tem sentido o poder público em São José tratar com descaso e falta de respeito as reivindicações do movimento negro”, afirma a diretora do Sindicato Rilma Maria da Silva.

Encontro
Intensificar a mobilização pelo feriado em 20 de novembro também foi uma das principais resoluções do 1º Encontro da Região Sul e Sudeste do Quilombo Raça e Classe, que aconteceu nos dias 19 e 20, na sede do Sindicato. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, de diversos Estados, e fez vários debates sobre a questão racial no país e a luta pelos direitos de negros e negras (leia mais aqui).

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2014 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®