Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1276 | De 12 a 19 de Agosto de 2019

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Laís Costa, Lucas Martins, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica e ilustração: Bruno Galvão. Fotolito e Impressão: Unisind.

Campanha Salarial

Para garantir renovação de direitos, vamos pressionar os patrões

As primeiras rodadas de negociação com os grupos patronais começam a ser agendadas.

Já foram marcadas reuniões com os setores de autopeças (dias 21, 26 e 29) e aeronáutico (dia 16).

Os dois grupos têm um histórico de intransigência. No ano passado, não foram assinadas as Convenções Coletivas para renovação de direitos.

Esta situação não pode se repetir. Sem a renovação, os trabalhadores ficam apenas com o que está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). É muito pouco.

Por isso, vamos ter que colocar muita pressão sobre os patrões de todos os setores. O recado tem que ser bem claro: em nossos direitos, ninguém mexe!

Nas Convenções Coletivas estão previstos, por exemplo, direito de auxílio-creche, estabilidade no emprego para lesionados, questões relativas à segurança no trabalho etc.

Autopeças
O setor de autopeças não tem do que reclamar. O faturamento do setor cresceu 10,4% este ano (entre janeiro e junho). Tudo, graças ao suor dos trabalhadores, que ralam diariamente nas linhas de produção.

“A renovação de direitos é prioridade. Vivemos um momento em que o governo está tentando destruir a legislação trabalhista, portanto temos de proteger nossa Convenção Coletiva”, afirma a diretora do Sindicato Isabel Cristina da Silva Orioli, a Bel.

Embraer quer impor férias coletivas

A Campanha Salarial dos metalúrgicos da Embraer acontece em meio às transações comerciais com a Boeing.
Há informações de que a Embraer adote férias coletivas para “ajustes de transição”.

Nesse caso, os trabalhadores reivindicam que as férias sejam substituídas por licença remunerada. Mesmo porque a Embraer havia afirmado com todas as letras que a possível venda para a Boeing não prejudicaria os funcionários.

“É o próprio trabalhador que deve decidir quando irá tirar férias. Se a Embraer e a Boeing precisam de um período para ajustes, que deem licença para os funcionários”, afirma o diretor do Sindicato André Luis Gonçalves, o Alemão.

A pauta da Campanha Salarial foi aprovada na fábrica, no dia 31. Os trabalhadores da Embraer também pedem negociação sobre o PCS (Plano de Cargos e Salários).
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®