Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1262 | De 12 a 20 de Março de 2019

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvão. Fotolito e Impressão: Unisind. 

Protesto

Dia das mulheres tem luta contra feminicídio e reforma da Previdência

No 8 de Março, as mulheres mostraram sua força em várias cidades do país e no mundo. Em São José dos Campos, uma manifestação reuniu cerca de 500 pessoas para lutar contra o feminicídio, a reforma da Previdência e pedir justiça pelo assassinato da vereadora Marielle Franco.

O Sindicato esteve presente na manifestação, que também contou com a participação de outras categorias e movimentos sociais.

O protesto percorreu as ruas do centro da cidade. As mulheres mostraram que não vão se calar diante da violência do machismo e dos ataques do governo de Jair Bolsonaro.

Assembleias
O Dia Internacional de Luta das Mulheres começou com assembleias na Avibras, Forming, JC Hitachi e TI Automotive, em São José dos Campos, Caoa Chery e Adatex (fábrica têxtil), em Jacareí, e na Blue Tech e Domex, em Caçapava.

As diretoras do Sindicato explicaram sobre a importância da data e da luta unitária pelo fim da opressão.

“As mulheres estão conscientes de seus direitos e dispostas a lutar contra o machismo no governo, nas fábricas, nas ruas e dentro de suas próprias casas”, afirmou a diretora do Sindicato Aline Bernardo.

Jovem é estuprada por cunhado e morta por namorado


Isabela de 19 anos, teve corpo incendiado pelo namorado

Um dos casos de feminicídio mais chocantes deste ano é o de Isabela Miranda de Oliveira, de 19 anos.

Ela teve mais de 80% do corpo queimado pelo namorado,Willian Felipe de Oliveira, 21, e morreu na quinta-feira (7), em Franco da Rocha (SP).

Isabela foi duplamente vítima da violência machista. Minutos antes de ter sido queimada, ela havia passado mal após participar de uma brincadeira envolvendo bebida alcoólica e foi levada ao quarto por parentes. Desacordada, Isabela foi estuprada pelo próprio cunhado.

Willian presenciou a violência, espancou a namorada e ainda ateou fogo nela.

É preciso acabar com os ideais machistas de dominação do corpo da mulher. Não podemos mais conviver com a cultura do estupro e com o feminicíd



Trabalhadoras serão as mais prejudicadas pela reforma da Previdência

O combate à reforma da Previdência também foi destaque nas assembleias e protestos do 8 de Março.

E não é para menos. As mulheres, sobretudo as negras, serão as mais prejudicadas pela proposta do governo Bolsonaro (PSL).

Elas são a maioria no trabalho doméstico não remunerado e no mercado informal, sem registro em carteira. Nestas condições, será muito mais difícil para as trabalhadoras acumularem o mínimo de 20 anos para aposentadoria com 62 anos de idade.

“Bolsonaro quer condenar as trabalhadoras a um futuro na miséria. Isso ameaça a independência financeira que lutamos tanto para conquistar e que ainda é muito frágil. Não podemos permitir”, afirma a diretora do Sindicato Luciene da Silva.

Queremos justiça para Marielle!



Os gritos “Marielle vive” ecoaram em toda manifestação ocorrida em São José dos Campos.

Nesta quinta-feira (14), completa-se um ano do assassinato da vereadora e de seu motorista, Anderson Gomes. Este já é considerado um dos maiores crimes políticos do país.

“Um ano sem respostas. Queremos saber quem matou e quem mandou matar Marielle e Anderson”, afirmou a diretora Jennifer de Sales.


 

 

 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®