Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 956 | De 19 a 25 de Julho de 2011

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Mobilização

Aposentados realizam semana de luta contra ataques do governo

Até quarta-feira, Admap mantém Tenda do Aposentado na Praça Afonso Pena e na quinta tem passeata

O arrocho nas aposentadorias e os ataques à Previdência Social serão duramente combatidos na Semana do Aposentado, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, em São José dos Campos.

A Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba), filiada à CSP-Conlutas, realiza uma série de atividades para discutir com a população todos os problemas sofridos hoje pela categoria.

Uma tenda foi montada na Praça Afonso Pena, onde são promovidos debates e discussões sobre os direitos dos aposentados e lutas da categoria. Uma grande passeata e um ato público, no dia 21, às 10h, encerrarão a semana de luta.

Reivindicações
As principais reivindicações dos aposentados são a recomposição do valor das aposentadorias e o fim do Fator Previdenciário, mecanismo que reduz os benefícios em até 50%. No ano passado, o Congresso derrubou o Fator, mas o ex-presidente Lula vetou a medida. Agora, manter ou não o veto presidencial depende novamente dos deputados.

No entanto, a presidente Dilma propõe um novo mecanismo tão ruim quanto o anterior. É o Fator 85/95, pelo qual o trabalhador só poderá se aposentar quando a soma de sua idade ao tempo de contribuição totalizar 85 anos para mulheres e 95 para homens. Na prática, é o aumento da idade para a aposentadoria.

Para os aposentados nada, para os patrões tudo!
Se por um lado o governo tenta aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores, por outro quer reduzir de 20% para 14% a cobrança da Previdência dos patrões, na chamada Desoneração da Folha.

O governo afirma que não pode abrir mão de R$ 10 bilhões, necessários para acabar com o Fator Previdenciário, mas quer abrir mão de R$ 27 bilhões para os patrões.

“É uma semana de luta para toda a classe trabalhadora. Não são só para os aposentados que sofrem com o arrocho, mas também quem ainda está na ativa e está com a aposentadoria ameaçada com os ataques que o governo Dilma prepara”, avalia o diretor do Sindicato Adilson dos Santos.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®