Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1258 | De 29 de Janeiro a 04 de Fevereiro de 2019

Expediente

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Diego Plenamente. Ilustração: Bruno César Galvão. Fotolito e Impressão: Unisind.

Rompimento de barragens

Tragédia de Brumadinho foi crime contra meio ambiente e população

Três anos após a tragédia em Mariana (MG), continua o descaso das mineradoras e do poder público em relação às medidas que evitariam o rompimento de barragens, como o que aconteceu na sexta-feira (25), em Brumadinho, também em Minas Gerais.

Até o fechamento desta edição, já haviam sido registrados 60 mortos e mais de 290 desaparecidos, após o rompimento de três barragens da mineradora Vale.

Mesmo investigada pelo Ministério Público, a barragem da Mina do Feijão teve a sua ampliação aprovada, a toque de caixa, em dezembro de 2018.

Já o projeto de lei que endureceria regras para mineradoras está parado desde 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Falta fiscalização
Das mais de 24 mil barragens identificadas no Brasil, somente 3% foram vistoriadas pelos órgãos fiscalizadores federais.

O número baixíssimo revela o desmonte do Ministério do Meio Ambiente, em diferentes governos. Em cinco anos, o orçamento da pasta foi reduzido em mais de R$ 1 bilhão.

MINISTRO DE BOLSONARO FOI CONDENADO
POR FAVORECER MINERADORAS

Escolhido por Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa.

O parlamentar teria alterado mapas em benefício de mineradoras enquanto era secretátio do Meio Ambiente na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.



Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®