Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1255 | De 18 de Dezembro a 07 de Janeiro de 2019

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Shirley Rodrigues - Redação: Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: Unisind.

Soberania em risco

Acordo entre Embraer e Boeing fere lei e entrega patrimônio nacional

A Embraer e a Boeing anunciaram, nesta segunda-feira (17), os termos do acordo que resultará na venda da empresa brasileira. Além de ferir a legislação, o acordo consolida a entrega criminosa de um patrimônio nacional.

A Boeing comprará 80% da área de aviação comercial da Embraer por US$ 4,2 bilhões. O negócio ainda depende de aprovação do governo brasileiro.

O acordo está sendo questionado em ação civil pública pelos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Botucatu e Araraquara.

Se a operação for aprovada pelo governo e acionistas, a Boeing terá 100% do controle operacional e de gestão da nova empresa. A Embraer não terá nem mesmo direito à voto no Conselho de Administração, exceto em alguns temas.

KC-390
Também está previsto que será formada uma nova “joint venture”, em que 49% do programa KC-390 ficará nas mãos da Boeing. Novamente, o Brasil só tem a perder.

Este é o mais importante programa de Defesa da Embraer e foi financiado com dinheiro público brasileiro.

Além disso é iminente o risco de demissões e de transferência de operações para outro país.

Como já noticiado pela imprensa, a Embraer e Boeing planejam levar a produção do KC-390 para os Estados Unidos, gerando emprego lá fora e fechando no Brasil.

Hoje, a Embraer já está demitindo funcionários que antes trabalhavam na produção do Phenom - agora produzido nos Estados Unidos. Esta experiência certamente se repetirá quando o cargueiro estiver sob o comando da norte-americana.

“O acordo evidencia o que o Sindicato já denunciava: a venda da Embraer é um ataque à soberania nacional e precisa ser vetada pelo governo”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®