Edição 1230 | De 09 a 14 de Maio de 2018

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Rodrigo Correira. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Mulher Metalúrgica

Negligência no caso Marielle
Novas revelações sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes apontam erros graves da perícia e reforçam a hipótese de execução.

As câmeras de segurança da Prefeitura do Rio de Janeiro que poderiam dar pistas do crime foram desligadas um dia antes das execuções. Além disso, ao contrário da hipótese inicial, a arma usada não foi uma pistola, e sim uma submetralhadora, empregada no Rio apenas por forças policiais especiais.

O crime completará dois meses e ainda estamos longe da verdade. Queremos saber: Quem matou Marielle?

Combate à violência
O presidente Michel Temer (MDB) não cansa de atacar as mulheres. No último mês, seu governo desviou quase R$ 209 milhões em recursos destinados a políticas de combate à violência contra a mulher, reforma agrária e transportes para a Secretaria de Comunicação. Assim, o dinheiro que seria usado em benefício da população vai ser gasto em propaganda. Absurdo!

Protestar é direito
Mais uma vez, o direito de protestar é tratado como crime. No dia 23 de abril, a Polícia Militar de Minas Gerais protagonizou cenas de violência contra professoras de educação infantil que protestavam por melhores salários.

Com bombas de gás, jatos de água e um caveirão, a PM atacou o protesto, que reunia principalmente mulheres e acontecia de forma pacífica.

É vergonhoso que o governo do Estado, comandado pelo PT, tenha agredido mulheres e tratado a mobilização como crime. Todo nosso repúdio a esta repressão!