Edição 1228 | De 18 a 24 de Abril de 2018

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Em defesa dos empregos e soberania

Situação dos trabalhadores da Embraer e da Boeing é discutida nos Estados Unidos

Quando foi divulgada a notícia de que a Embraer seria vendida para a Boeing, muitos trabalhadores acreditaram que seriam beneficiados com direitos e garantia de emprego. Mas a realidade é bem diferente.

Dirigentes do Sindicato estiveram semana passada em Seatlle (EUA) para conversar com trabalhadores da Boeing.

A viagem foi feita pelo presidente do Sindicato, Antônio Macapá, e pelo vice Herbert Claros.

Apesar da diferença estrutural e econômica entre Boeing e Embraer, nas duas fábricas os trabalhadores passam por situações de insegurança e desrespeito aos direitos.

“A principal preocupação dos trabalhadores da Boeing é o aprofundamento do processo de terceirização que vem sendo adotado pela empresa, inclusive com uso de mão de obra da China e do Japão, até mesmo em setores de engenharia”, relata Herbert.

Os trabalhadores da Boeing também sofrem com constantes tentativas de retirada de direitos.
“Confirmamos que a Boeing não respeita os trabalhadores e não é garantia de emprego. Temos de continuar com nossa campanha contra a venda da Embraer”, concluiu.