Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 954 | De 05 a 11 de Julho de 2011

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Reestruturação

À revelia, Embraer fecha 2º turno em vários setores

Sem nenhum tipo de negociação com o Sindicato e, portanto, à revelia dos trabalhadores, a Embraer fechou o 2º turno em várias áreas da empresa no último mês.

Só no F107/2 foram cinco áreas: montagem da asa, wing-stub, carenagem do pilone, selagem e montagem de subconjunto. A desativação afeta indiretamente as áreas de processo e controle de produção.

No F30, o 2º turno da montagem de material composto também foi fechado e, no F60, a montagem mecânica. Na unidade de Eugênio de Melo, a montagem do pilone também foi atingida.

Há informações de que até em Gavião Peixoto e Botucatu, a medida foi implantada. O 2º turno do Phenon foi desativado.

Com essas medidas, trabalhadores foram transferidos para o 1º turno e houve até demissões.

Clima pesado
Com a adoção das medidas, o clima de instabilidade tem afetado os trabalhadores de todos os turnos. Já se sabe, por exemplo, que a desativação do 2º turno em outras áreas também está em estudo. No F107/3 já foi avisado que a desativação ocorre até o final deste mês.

O pior é que Embraer não explica os motivos. Tudo o que foi feito até agora foi de uma hora pra outra, pegando todo mundo de surpresa.

“O que a empresa diz é que se trata de uma adequação da produção, sem dar detalhes sobre a dimensão que isso pode tomar. Mas o fato é que isso é o Lean e os Kaizens, que diminuem postos de trabalho e levam a demissões. O Lean acaba com o maior patrimônio de uma empresa: o trabalhador”, disse o diretor Valmir Diniz, o Babão.

Reunião dia 8
Na semana passada, o Sindicato protocolou uma carta no RH da Embraer solicitando uma reunião, em caráter de urgência, para discutir o fechamento do 2º turno em vários setores.

Em resposta ao Sindicato, a empresa agendou uma reunião para a próxima sexta-feira, dia 8, às 16h.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®