Edição 1223 | De 06 a 13 de Março de 2018

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

8 de março

No Dia da Mulher, vamos denunciar o machismo e os ataques do governo

Esta quinta-feira (8) é o Dia Internacional de Luta da Mulher, uma data para denunciar a violência do machismo e os ataques dos governos e patrões.

Em nossa região, o Sindicato realizará assembleias nas fábricas para discutir o tema. É muito importante a participação de todos!

Às 13h, uma caravana da região partirá para São Paulo, onde as trabalhadoras participarão de uma manifestação em frente ao Teatro Municipal.

Reforma trabalhista
As trabalhadoras estão sendo duramente atacadas pelo governo de Michel Temer (MDB), que, com a reforma trabalhista, deu carta branca para os patrões retirarem direitos.

As mulheres são as primeiras a serem demitidas e as últimas a serem contratadas. Não é à toa que a taxa de desemprego entre elas é maior (13%) do que entre os homens (10%).

Não bastasse esse ataque, o governo ainda não desistiu da votação da reforma da Previdência, que vai condenar as mulheres a uma velhice sem aposentadoria.

Violência
O Brasil continua sustentando índices inaceitáveis de violência contra a mulher.

Com 13 assassinatos por dia, somos o quinto país que mais mata mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo diante desse quadro, em 2017 Temer cortou 61% da verba para atendimento à mulher em situação de violência.

“Dia 8, vamos denunciar o feminicídio, os estupros e a precarização de nossas condições de vida. Basta de machismo”, afirma a diretora do Sindicato Aline dos Santos.

Convenções coletivas garantem direitos
Diante da nova lei trabalhista, as Convenções Coletivas do Sindicato são nossa principal garantia de direitos. Confira cláusulas sociais que atendem às mulheres de alguns setores da categoria:
- Licença-maternidade de 180 dias
- Falta justificada para exames de papanicolau e mamografia
- Auxílio-creche de 1 a 6 anos

INSCRIÇÕES PARA CARAVANA AO ATO EM SÃO PAULO
Com a diretora sindical Aline, pelo telefone 99139-0572 ou 3946-5311
Saída: quinta-feira (8), 13h, Sede do Sindicato (R. Maurício Diamante, 65, Centro, SJC)

© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®