Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1218 | De 15 a 23 de Janeiro de 2018

Expediente

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

 

Pela reestatização

Sindicato lança campanha contra venda da Embraer para a Boeing

Os planos da Boeing em comprar a Embraer têm de ter uma resposta à altura por parte dos trabalhadores.

Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara (Gavião Peixoto) e Botucatu lutarão juntos contra a venda.

Esta semana, será lançada a campanha “A Embraer é nossa! Não à venda para a Boeing”.

A categoria metalúrgica também defenderá a reestatização da Embraer, como forma de garantir a soberania nacional e os empregos.

“A venda para a Boeing ameaçará empregos, a soberania no setor e a própria permanência da Embraer no Brasil”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

O que está em jogo
As negociações entre a Boeing e a Embraer foram confirmadas oficialmente no dia 21 de dezembro.

Até agora, nenhuma das duas deu detalhes sobre o que está em jogo, mas a Embraer confirmou que as tratativas envolvem o setor de defesa - estratégico para o Brasil.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse à imprensa que não se opõe a uma parceria militar.

O Sindicato enviou uma carta ao presidente Michel Temer e a Raul Jungmann, cobrando um posicionamento oficial e contrário à transferência de controle acionário da Embraer para a Boeing.

“A Embraer foi construída por trabalhadores brasileiros. Não vamos aceitar a sua entrega para a Boeing. A Embraer é nossa”, ressalta Herbert.



Temer quer abrir mão de ação
O governo brasileiro detém uma ação especial da Embraer, chamada “Golden Share”, que dá poder de veto sobre algumas decisões tomadas pelos outros acionistas, como a venda da empresa, por exemplo.

No ano passado, o governo Temer consultou o Tribunal de Contas da União sobre a possibilidade de abrir mão dessa ação.

Se a medida tivesse sido concretizada, a esta altura a Embraer certamente já teria sido vendida para a Boeing.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®