Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1217 | De 12 a 22 de Dezembro de 2017

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Shirley Rodrigues - Redação: Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: Fotolito e Impressão: Unisind.
Tel.: (11) 99907-9771

Retrospectiva 2017

Mobilizações dizem não às reformas

Dia Nacional de Paralisações
Em 15 de março, milhares de trabalhadores de todo o Brasil foram às ruas dizer não às reformas. Em nossa região, cerca de 20 mil trabalhadores de 14 categorias realizaram passeatas e paralisações. No dia 17, uma audiência na Câmara de São José dos Campos foi convocada pelo Fórum Interinstitucional de Defesa do Trabalho e da Previdência Social, do qual o Sindicato faz parte. Juízes ressaltaram a gravidade das reformas.

Greve Geral em abril
O Brasil parou, dia 28 de abril, na primeira Greve Geral em duas décadas, com adesão de 40 milhões de trabalhadores. Cerca de 80% da base do nosso Sindicato ficou paralisada. No dia 30 de junho, houve nova paralisação, que só não foi maior porque a CUT, Força e UGT recuaram. A pelegagem dessas centrais também comprometeu a Greve Nacional de 5 de dezembro. Mesmo assim, a CSP-Conlutas fez um dia de protestos.

Manifestantes ocupam Brasília
No dia 24 de maio, cerca de 150 mil manifestantes de todo país, inclusive os metalúrgicos, enfrentaram a repressão policial e ocuparam Brasília, numa luta histórica contra as reformas e pela saída de Michel Temer. De forma arbitrária e digna de repúdio, um decreto presidencial autorizou o uso das Forças Armadas para conter a manifestação.

Dia de Lutas, Protestos e Greves
No dia 14 de setembro, trabalhadores de nove fábricas da região participaram de protestos contra os ataques do governo Temer, com atrasos de até três horas na produção. Em 10 de novembro, metalúrgicos e outras categorias realizaram assembleias nas fábricas, repudiando as reformas. Uma caravana saiu de São José dos Campos para São Paulo, onde aconteceu um ato na Praça da Sé, reunindo cerca de 10 mil manifestantes.

Cartilha para desmentir Temer
O Sindicato produziu a cartilha “Como a reforma da Previdência vai destruir os seus direitos”. A publicação, distribuída aos trabalhadores e entidades, revela todos os ataques que estão por trás da reforma.

Movimento Brasil Metalúrgico
Sindicatos e centrais de todo país se uniram num movimento contra as reformas do governo Temer. A CSP-Conlutas e o Sindicato tiveram forte participação.
























 

 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®