Edição 1190 | De 10 a 21 de Março de 2017

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Hernane Lelis, Lucas Martins e Manuela Moraes. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Dia Internacional da Mulher

Assembleias marcam dia de luta contra machismo e reforma da Previdência

O dia 8 de março ficou marcado pela luta de mulheres e homens exigindo o fim da violência machista e a derrota da reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB).

Nas fábricas da região, houve assembleias na GM, Embraer (Eugênio de Melo), Gerdau, Heatcraft, Hitachi, Prolind, Sigma, Chery e Blue Tech, com paralisações de até uma hora e meia.

Manifestantes também percorreram as ruas centrais de São José dos Campos, entre a Praça Afonso Pena e Praça da Matriz.

Cerca de 300 trabalhadores e integrantes de movimentos sociais deixaram claro que não aceitam a opressão e as reformas do governo Temer.

“Alertamos sobre os abusos e atrocidades cometidos contra nós. É necessária a mobilização conjunta, de homens e mulheres, por direitos iguais”, disse a diretora do Sindicato Aline Bernardo dos Santos.

Manifestações pelo mundo
Em todo o mundo, mulheres fizeram do 8 de março um dia de luta. Em São Paulo, milhares de manifestantes realizaram a Marcha das Mulheres, contra a reforma da Previdência e o machismo.

Nos Estados Unidos, trabalhadoras aderiram ao movimento “Um dia sem mulheres”. Em greve, mostraram o quanto o país depende delas.