Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1188 | De 22 a 28 de Fevereiro de 2017

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Especial Reforma da Previdência

Reforma quer aumentar tempo de contribuição e diminuir benefício

A proposta de reforma da Previdência que está em andamento no Congresso Nacional pretende aumentar de 15 para 25 anos o tempo mínimo de contribuição ao INSS.

Pela proposta do governo Temer, só terá direito a se aposentar quem contribuir por pelo menos 25 anos e tiver no mínimo 65 anos de idade.

Achou ruim? Pois prepare-se: mesmo cumprindo esses critérios, o trabalhador receberá apenas 76% da média dos salários recebidos ao longo da vida.

Resumindo, a reforma vai cortar a renda do trabalhador justamente no momento mais frágil de sua vida, quando os gastos com saúde tendem a aumentar.

“Ao aumentar o tempo de contribuição e reduzir o valor do benefício, o governo estará tirando um direito histórico do trabalhador. Esta é uma proposta inaceitável”, afirma o diretor do Sindicato Weller Pereira Gonçalves.


Cálculo da aposentadoria
Hoje
Média dos maiores salários, descartando 20% dos menores valores.

Após a reforma
Média de todos os salários recebidos, sem descartar os menores.


Aposentadoria integral só com 49 anos de contribuição


Para ter direito à merecida aposentadoria integral, serão necessários 49 longos anos de contribuição.

Imagine só a dificuldade que será chegar a esta soma com o desemprego e a alta rotatividade no trabalho.

Para se aposentar aos 65 anos de idade, seria necessário ter trabalhado desde os 16, sem nunca ter ficado desempregado. Uma missão quase impossível para quem mora no Brasil!

Japão
Ao contrário do que quer o governo Temer, a reforma da Previdência aprovada no Japão reduziu o tempo de contribuição de 25 para 10 anos e ampliou a rede de proteção aos idosos.

Um exemplo que deveria ser seguido no Brasil!


15 de março será dia de luta


Para barrar as reformas da Previdência e trabalhista, precisaremos de toda força. Por isso, o 15 de março está sendo convocado por todas as centrais sindicais do País como um dia nacional de mobilização e paralisações.

Será mais um passo na construção de uma Greve Geral que pare as máquinas de norte a sul do Brasil.

Em nossa região, os metalúrgicos da Avibras deram o pontapé inicial e votaram participação nas mobilizações em assembleia, na sexta-feira (17).

Vamos mostrar ao governo e empresários que os trabalhadores não vão aceitar retirada de direitos.
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®