Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1183 | De 18 a 24 de Janeiro de 2017

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Previdência

Governo Temer retoma operação "corta-benefício" no INSS

Começou a temporada de caça aos direitos dos trabalhadores. Desde segunda-feira (16), o INSS retomou as perícias para revisão do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos há mais de dois anos.

A medida, determinada pelo governo Temer (PMDB), coloca em risco o benefício de milhares de segurados que não têm condições de saúde para retornar ao trabalho.

530 mil pessoas são alvo
A meta do governo é periciar 530 mil trabalhadores. Para dar conta de tanta gente, um bônus de R$ 60 será pago aos médicos por cada perícia realizada fora do horário de trabalho.

A convocação em massa coloca em dúvida inclusive a credibilidade das perícias feitas às pressas e sob pressão do governo, que só fala em cortar custos.

Nas fábricas existem exemplos desastrosos da operação realizada no ano passado, quando foram cancelados 80% dos benefícios periciados.

É o caso de um metalúrgico da região que passou por uma cirurgia no ombro e, durante a recuperaçao, sofreu um AVC. Mesmo assim, teve o auxílio-doença cancelado.

“Esse pente-fino é mais uma forma de cortar gastos sociais. Milhares de trabalhadores dependentes do benefício do INSS podem ser injustiçados. É preciso denunciar esse absurdo”, afirma o diretor do Sindicato Vinícius Faria.


Por dentro do pente-fino

Quem vai passar pelas perícias
- Trabalhadores que recebem o auxílio-doença há mais de dois anos (até o dia 6 de janeiro de 2017) sem ter passado por perícia.
- Aposentados por invalidez com menos de 60 anos e que recebem o benefício há mais de dois.

Quem vai ficar de fora da revisão

Estão isentos da revisão os aposentados por invalidez que tenham mais de 60 anos.

Como será feita a convocação
O INSS convocará os trabalhadores por carta.

Corte na carne do trabalhador
A operação pretende “economizar” R$ 6 bilhões para o governo.


Temer "bate o pé" por idade mínima de 65 anos para aposentadoria


Apesar da rejeição da população à reforma da Previdência, o presidente Temer afirmou que não vai alterar a proposta sobre a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria.

Esse é o ponto de maior gravidade da reforma, que depende de aprovação pelo Congresso Nacional.

“A classe trabalhadora já sofre demais com salários achatados e doenças provocadas pelo trabalho. Não podemos aceitar que o governo obrigue o trabalhador a ficar na fábrica até os 65 anos”, afirma o diretor do Sindicato Nilson Ferreira Leite.

A reforma da Previdência vai igualar a idade mínima entre homens e mulheres, trabalhadores rurais e urbanos, servidores públicos e de empresas privadas.

Mas a idade mínima não é o único problema da reforma. Entre tantos outros absurdos, Temer também quer impor um período de 49 anos de contribuição para que o aposentado tenha direito ao benefício integral. É muita sacanagem!

“Com tantos ataques, não adianta fazer remendos nessa reforma. Nossa luta é para que ela seja rejeitada na íntegra pelo Congresso Nacional. É preciso que os trabalhadores se mobilizem e construam uma grande Greve Geral”, conclui Nilson.
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®