Edição 1180 | De 07 a 13 de Dezembro de 2016

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

Mulher Metalúrgica

Aborto seguro
Em julgamento realizado na última semana, o STF (Superior Tribunal Federal) considerou que o aborto realizado até o terceiro mês de gestação não é crime.
Independente de nossa religião ou opinião pessoal em relação a este tema polêmico, é importante reconhecer que a decisão significa um avanço nos direitos e proteção das mulheres.
Isso porque todos os anos no Brasil mais de 800 mil abortos são realizados em clínicas clandestinas, tirando a vida de milhares de mulheres.
Estudos mostram que em países onde foi descriminalizado, a taxa de aborto caiu.

Machismo no salário
Continuamos trabalhando mais e ganhando menos que os homens, em todo o Brasil. Uma pesquisa do IBGE concluiu que a renda das mulheres equivale a apenas 76% do ganho dos homens.
Além disso, se contado o tempo gasto nos afazeres domésticos, nós trabalhamos até cinco horas a mais que os homens.
Prova de que precisamos lutar contra o machismo, que continua presente no dia a dia das trabalhadoras.

Estupro em Hollywood
Em entrevista divulgada na internet esta semana, o diretor do filme “O Último Tango em Paris”, Bernardo Bertolucci, admitiu que uma das cenas de sexo entre os personagens de Marlon Brandon e Maria Schneider não foi consentida pela atriz. Ou seja, foi estupro! A revelação causou revolta no meio artístico.
Além de não avisar a atriz, Bertolucci afirmou que precisava “ser frio” para conseguir a “reação espontânea” de Maria Schneider. Isso é abominável.
Por usar de tamanha violência contra a mulher, Bertolucci merecia ir pra cadeia!