Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1166 | De 03 a 09 de Agosto de 2016

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Paulo Donizetti. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Mulher Metalúrgica


Combater o racismo
Centenas de trabalhadoras participaram, nos dias 23 e 24 de julho, do I Seminário Nacional do MML “Mulheres Pretas têm história”.

Um dos pontos altos do encontro foi o debate sobre o que significa ser uma mulher negra. Antes de sentirmos o machismo, sofremos com o racismo e temos nosso corpo transformado em objeto hipersexualizado.

Uma das principais resoluções foi “Fora Temer e fora todos que oprimem e exploram a classe trabalhadora”, por eleições gerais, além da construção de uma greve geral em defesa dos interesses das mulheres negras e trabalhadoras.

Para a diretora do Sindicato Joyce Pereira, presente no encontro, o Seminário foi vitorioso pois organizou mulheres negras que defenderão tantas outras.


Cortando a mistura
Os alimentos estão entre os itens que mais pesaram no bolso. A cesta básica subiu 18,5% em São Paulo, nos últimos 12 meses. E quem sente primeiro esse aumento somos nós, mulheres.

Por causa da divisão desigual das tarefas, somos as responsáveis por fazer as compras e cozinhar, na maioria dos lares. Temos que fazer malabarismos para manter o prato cheio, substituindo alimentos ou até mesmo cortando a mistura.

Com tanto aperto, nem a troca de produtos está adiantando. É preciso aumento de salário, urgente!


Aleitamento materno
Esta é a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Apesar do leite materno ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde como alimento exclusivo da criança até os seis meses e indicado até os dois anos, garantir esse direito é super difícil. Muitas mães são constrangidas ao amamentar em público.

Vamos combater a sexualização de nosso corpo até quando estamos alimentando nossos filhos. Nosso corpo não está a serviço dos homens!
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®