Edição 1164 | De 13 a 19 de Julho de 2016

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Shirley Rodrigues, Lucas Martins, Manuela Moraes e Douglas Dias. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Unisind.CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212

Mulher Metalúrgica

Nossos direitos
Nesta Campanha Salarial, as metalúrgicas vão à luta por mais direitos.

No Seminário de preparação da Campanha, nossas diretoras sindicais discutiram a pauta de reivindicações específicas das mulheres, que será encaminhada às empresas (veja aqui).

Cada direito conquistado pelas mulheres representa uma vitória na luta contra o machismo usado pelos patrões para superexplorar as trabalhadoras.

Com mobilização e união entre trabalhadores e trabalhadoras, seremos vitoriosos!

Violência doméstica
Um pensamento bastante comum é que violência doméstica só acontece em casa de pobre. A denúncia da atriz Luíza Brunet, agredida por seu companheiro, o empresário Lírio Parisotto, mostra o contrário.

No entanto, as respostas do poder público para estes casos são bem diferentes, dependendo da conta bancária da vítima.

No caso da atriz, a ação do Ministério Público foi rápida e eficiente, coisa rara de se ver quando a vítima é uma trabalhadora.

A denúncia de Luiza Brunet foi importante, pois promoveu o debate. Mas bem que o tratamento poderia ser igual para todas!

Participe do Seminário
Conhecer nossa história fortalece nossa luta. Por isso, convidamos você, metalúrgica, a participar do seminário “Mulheres pretas têm história”, que será realizado pelo MML, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, dias 23 e 24 de julho.

No curso, falaremos sobre identidade e resistência da mulher negra, machismo e racismo no trabalho e muito mais. Vamos?

Escreva pra gente: mulher@sindmetalsjc.org.br