Edição 1151 | De 16 a 22 de Março de 2016

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Tânia Campelo. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Participação nos Lucros e Resultados

Metalúrgicos, está na hora de entrar em campo por PLR

Os metalúrgicos podem começar a se preparar para a Campanha de PLR 2016. Esta semana, o Sindicato começou a enviar as notificações pedindo abertura de negociações nas fábricas, em todas as regiões.

Neste momento, os trabalhadores devem se organizar para enfrentar os patrões, que tentarão tirar do bolso do trabalhador o custo da crise criada pelo governo.

Como foi aprovado no Conselho de Representantes do último sábado: não adianta vir com chororô e pão-durismo. Vamos lutar por nossa fatia neste bolo!

Avibras
Na Avibras, a Comissão de PLR se reúne com a empresa na segunda-feira (21), às 8h30, para discutir os valores. Os trabalhadores reivindicam R$ 10.973. Ainda na próxima semana, o Sindicato fará assembleia para apresentar os resultados da reunião.

Zona Leste
Os trabalhadores da Ericsson votaram em assembleia, na segunda-feira (14), o início da campanha da PLR. Será formada uma comissão para participar das negociações com a empresa.

Na Hitachi, os trabalhadores votaram a pauta na última sexta-feira (11). Eles reivindicam R$ 6.900, vale-alimentação de R$ 200 por mês e estabilidade no emprego.

Na Prolind, os metalúrgicos reivindicam R$ 5.700, além de redução do valor do plano de saúde e a troca da cesta básica por cartão de vale-alimentação.

Já na Metinjo, os trabalhadores elegem a comissão da PLR nesta quinta-feira (17).

Jacareí
O Conselhinho de Representantes de Jacareí se reúne na subsede, neste sábado (19), para discutir as estratégias de luta por PLR.

Na fábrica Rosa Maria Cioca, os trabalhadores pedem R$ 2.000, regularização dos turnos, enquadramento salarial, alimentação, cesta básica o ano todo, uniformes e EPIs. A primeira negociação será na quinta-feira (17).

Já na Deca a luta é contra a intransigência da empresa, que não abre negociação.

“Este ano, os metalúrgicos vão ter de ir pra cima. Em todas as regiões, os patrões tentarão achatar nossa PLR. Não vamos aceitar”, afirma o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho.

Embraer reduz, ano a ano, gastos com PLR

A Embraer lucra muito, mas a cada dia os trabalhadores recebem uma fatia menor desse lucro.

Para comprovar isso, basta dar uma olhada nos números divulgados pela própria Embraer.

Em 2004, a empresa gastava o equivalente a quase duas vezes a folha de pagamento para pagar a PLR.

Em 2015, os gastos da Embraer com a PLR são de apenas 35% da folha. É muita diferença!

Por este motivo, é importante que os trabalhadores se unam e se mobilizem para garantir uma PLR maior.

Se a gente vacilar, logo a Embraer vai dizer que não tem dinheiro para pagar PLR. Mas isso não pode acontecer, porque existe uma lei (10.101/2000) que regulamenta a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados das empresas.

Portanto, é hora de mostrar para a empresa que vamos lutar por nossos direitos!

Nesta segunda-feira, tem eleição

Na próxima segunda-feira (21), os trabalhadores da Embraer vão eleger a comissão que irá discutir a PLR 2016 com a empresa.

Os próprios trabalhadores reivindicam que a Embraer negocie a PLR com o Sindicato e que o valor seja aprovado em assembleia geral.

“A Embraer se mantém intransigente e não negocia com o Sindicato. Nós defendemos o cálculo pelo lucro operacional. Os candiatos Baiano e Kareca estarão na Comissão para fiscalizar as ações sobre PLR”, disse o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.