Edição 1136 | De 20 a 27 de Outubro de 2015

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Mulher Metalúrgica

A partir desta edição e a cada quinze dias, o Jornal do Metalúrgico vai trazer a minha, ou melhor, a nossa coluna!

Aqui você vai poder dar a sua bronca contra o machismo, assédio moral e sexual, diferença salarial na mesma função, falta de higiene no local de trabalho, etc.

Mas, não é só isso! Você também pode mandar a sua bronca pela falta de atendimento na saúde, creche, saneamento básico, segurança, falta de luz e água no seu bairro. Afinal, quem sente mais a ausência de serviço público de qualidade somos nós.

Também vamos ter informações importantes sobre direitos, política, economia, trabalho e sociedade. Tudo voltado para nós, mulheres trabalhadoras.

Outubro rosa

Nesta época do ano, a gente vê lacinho rosa para todo canto e fica se perguntando: por que ele aparece nos catálogos de cosméticos?

A ideia de uma data para conscientizar sobre o alto número de mulheres que morrem de câncer de mama é boa. Afinal, é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, com 520 mil mortes estimadas anualmente

Infelizmente, a data acabou virando uma oportunidade de estimular o consumo, mas tratamento médico de qualidade que é bom, nada!

Saúde de qualidade

Por isso defendemos, não só em outubro mas no ano todo, um sistema público de saúde, gratuito e de qualidade, com centros de referência em saúde da mulher.

Exigimos que os patrões paguem todos os exames básicos ginecológicos (papanicolau e colonoscopia) e mamografia para todas as trabalhadoras. E, já que estamos em Campanha Salarial, vamos lutar por nossos direitos!

Esse espaço é nosso!
Ajude-nos a escrever essa coluna. Mande a sua sugestão para mulher@sindmetalsjc.org.br.