Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1135 | De 07 a 13 de Outubro de 2015

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Marthins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Luta contra opressão

Sindicato denuncia caso de machismo na GM

Acabar com o machismo existente nas fábricas continua sendo um dos principais desafios da classe trabalhadora.

Além de superexplorar as mulheres com salários inferiores, o machismo é usado para oprimir trabalhadoras, assim como ocorreu na GM, há duas semanas.

Devido a um erro cometido na linha de montagem da Powertrain, uma funcionária foi vítima de uma situação constrangedora. Diferentemente da forma que atua com os demais funcionários em situações semelhantes, o CT posicionou-se atrás da trabalhadora, fiscalizando seu trabalho. A performance tinha um objetivo claro: constranger a metalúrgica.

A companheira denunciou o caso à supervisão, que lamentavelmente, até agora, não tomou qualquer atitude. A direção do Sindicato também procurou a empresa e aguarda as devidas providências.

É dever da GM orientar as chefias para evitar quaisquer atitudes que promovam o assédio e a discriminação de seus funcionários.

“O machismo serve diretamente ao capitalismo. Ele enfraquece a luta dos trabalhadores, cria diferenças entre homens e mulheres e divide a nossa classe. É importante que os companheiros também assumam a luta contra o machismo”, afirma Janaína dos Reis, da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML).
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®