Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1130 | De 26 de Agosto a 01 de Setembro de 2015

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Em defesa do emprego

Trabalhadores se unem e ficam à frente das mobilizações

Desde o início da greve, no dia 10, os trabalhadores que haviam sido demitidos colocaram-se, junto com o Sindicato, à frente das mobilizações em defesa do emprego na General Motors.

Durante duas semanas, eles se revezaram acampados nos portões da fábrica, participaram de passeatas, foram às audiências no TRT e até enfrentaram a truculência da polícia.

Na grande passeata do dia 14, trabalhadores levaram inclusive suas famílias para levantar faixas e cartazes contra as demissões.

Debaixo de muito sol, 2 mil trabalhadores demitidos e não demitidos, familiares, ativistas e dirigentes sindicais percorreram mais de sete quilômetros, entre a fábrica e o Jardim Paulista, chamando a atenção da população para a gravidade dos planos da GM. Há muitos anos não se via uma passeata como aquela.

“Esta greve uniu os trabalhadores numa luta que não vai acabar. Vamos continuar juntos nesta campanha em defesa do emprego”, afirma o diretor do Sindicato Célio Dias da Silva.


O dia a dia da mobilização

DIA 8 - Trabalhadores começam a receber telegramas de demissão. No mesmo dia, diretores sindicais e ativistas se reúnem no Sindicato para traçar plano de resistência.

DIA 9 - Assembleia no Sindicato decide iniciar luta pelo emprego.

DIA 10 -
Começa a greve.

DIA 11 -
Reunião com o secretário estadual do Emprego, José Luiz Ribeiro.

DIA 12 -
Reunião com o prefeito Carlinhos Almeida.

DIA 14 -
Passeata reúne 2 mil manifestantes e percorre 7 km.

DIA 17 -
Primeira audiência no TRT termina sem acordo.

DIA 19 -
Audiência pública na Assembleia Legislativa discute demissões. GM não comparece.

DIA 21 -
Nova audiência no TRT chega à proposta que leva ao cancelamento das demissões.

DIA 24 -
Metalúrgicos aprovam proposta e encerram greve.
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®