Edição 1127 | De 05 a 11 de Agosto de 2015

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Douglas Dias, Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Corrupção na Petrobras

Acusado na Operação Lava Jato, ex-ministro José Dirceu volta à prisão

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira, dia 3, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) e outras oito pessoas.

As prisões fazem parte da 17ª fase da Operação Lava Jato, que investiga a corrupção na Petrobras.

Sobre o ex-ministro pesam novas acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Dirceu é suspeito de ser um dos idealizadores do esquema de corrupção na Petrobras e de ter recebido propina por meio de sua empresa JD Assessoria.

O ex-ministro recebeu, pela JD, R$ 39 milhões (entre 2016 e 2013). Empresas envolvidas na Operação Lava Jato pagaram a ele R$ 9,5 milhões.

De volta à prisão

A prisão preventiva de Dirceu foi feita em sua casa. Ele já cumpria pena em regime domiciliar, desde novembro do ano passado, por corrupção ativa no caso do mensalão.

Um dos fundadores do PT, Dirceu sempre teve papel de destaque no partido e no governo Lula.

Foi preso pela primeira vez, em 2013, envolvido em outro grande escândalo de corrupção, o mensalão.

“Os políticos fazem farra com nosso dinheiro porque acreditam na impunidade. Mesmo condenado pelo mensalão, seguiu roubando do povo. É uma afronta aos trabalhadores”, afirma o diretor do Sindicato Edmar Martins Teixeira, o Dico.