Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 948 | De 16 a 24 de Maio de 2011

Expediente

 Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Nacional

Novo Código Florestal privilegia desmatadores e ataca meio ambiente

Projeto que tem apoio do governo Dilma e Congresso só beneficia grandes proprietários de terra

 O projeto do novo Código Florestal, legislação que trata da preservação ambiental em propriedades rurais, é a “menina dos olhos” dos latifundiários (grandes proprietários de terra).

O novo Código Florestal flexibiliza as atuais regras de proteção ambiental, na contramão das discussões mundiais sobre a necessidade de preservação da natureza.

Caso o projeto seja aprovado (a votação foi adiada na semana passada), o setor agroexportador vai ter autorização para devastar matas nativas, antes protegidas por lei.

O Congresso e o governo Dilma querem a aprovação da nova lei não porque protege os pequenos agricultores e a população em geral, mas porque os políticos têm suas campanhas políticas financiadas pelas empresas interessadas em expandir seus negócios para as áreas atualmente protegidas.

O ambientalista Denis Ometto, da Ação Eco-Socialista, desmente a alegação de que as mudanças beneficiariam os pequenos produtores.

“Não é verdadeira a principal desculpa utilizada pelos defensores do novo Código de que as mudanças beneficiariam os pequenos agricultores. A agricultura familiar, responsável por mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros, vem convivendo muito bem com as leis ambientais”, disse o ambientalista.


O NOVO CÓDIGO

- Reduz em 50% as áreas de preservação permanente que circundam rios e matas.

- Acaba com a obrigatoriedade de propriedades de até 1,1 milhão m2 (conforme o município) a manterem intocado um percentual de vegetação nativa.

- Os desmatadores ganham um prazo de 5 anos para se regularizarem, sem precisar recompor a área desmatada. Na prática, perdão e anistia.

LEIA MAIS AQUI.

 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®