Edição 1118 | De 20 a 24 de Maio de 2015

Expediente: Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Manuela Moraes, Shirley Rodrigues e Tânia Campelo. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

Às 18h, na sede do Sindicato

Ato nesta quinta relembra 30 anos da histórica greve na GM

A histórica greve dos metalúrgicos da GM em 1985 acaba de completar 30 anos. Para relembrar este marco da luta operária de nosso país, o Sindicato realiza o ato político “30 Anos da Greve Histórica da GM”, nesta quinta-feira, dia 21, às 18h, na sede.

O evento vai reunir trabalhadores e dirigentes sindicais que testemunharam a luta dos metalúrgicos num período em que as greves eram tratadas como crime pelo governo militar.

O ato também terá a presença do sociólogo Moacyr Pinto, autor do livro “Ação e Razão dos Trabalhadores da GM em São José dos Campos”, que relata a mobilização que fez parte da Greve Geral dos metalúrgicos.

Foram 28 dias de paralisação (de 11 de abril a 8 de maio), sendo 17 de ocupação, na luta por aumento de salários e redução da jornada de 48 para 40 horas semanais.

“Naquele período, os trabalhadores enfrentaram a polícia, o autoritarismo da GM, a ameaça de demissão e os dias longe de casa.
Foram dias bem duros que mostraram nossa força. Convidamos aqueles que têm fotos, objetos e lembranças da greve a virem ao ato. Será um momento importante e uma ótima oportunidade de rever os companheiros de luta”, convida Mancha.