Edição 947 | De 09 a 17 de Maio de 2011

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Não à redução de direitos!

Em Dia Nacional de Mobilização, demos nosso recado ao governo e aos patrões

Assembleias, paralisações e passeata marcaram dia de luta em defesa dos nossos direitos, em São José dos Campos

Foi um dia de luta em todo o país. Assembleias, paralisações, greves, passeatas e travamentos de avenidas foram algumas formas de manifestação no último dia 28, convocado como Dia Nacional de Mobilização.

Organizado pela CSP-Conlutas e outras entidades, a data unificou dezenas de categorias em luta para dar um recado ao governo Dilma e aos patrões: basta de ataques aos direitos.

As bandeiras e palavras de ordem enfocavam desde o protesto contra o aumento da inflação e a política do governo Dilma de cortes sociais e de ameaça de redução de direitos à luta contra os acidentes e doenças ocupacionais.

Na GM, os metalúrgicos paralisaram a produção por três horas. Houve ainda assembleias em cinco empresas das Chácaras Reunidas: Gerdau, Everel, Friuli e Plande. Na Hitachi, mobilizados pela PLR, trabalhadores aproveitaram o dia para entrar em greve.

Com cerca de mil pessoas, uma passeata percorreu o centro de São José, a partir da praça da igreja São Judas, no Jardim Paulista.

Para o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira, foi um dia importante. “Seja nas assembleias realizadas nas fábricas à passeata, o que vimos foi a aprovação dos trabalhadores e da população às várias reivindicações deste dia”, disse.

“É apenas o início da mobilização e da resistência aos ataques que o novo governo e os patrões têm desferido contra os trabalhadores. Só com luta vamos defender direitos e conquistar nossas reivindicações”, concluiu.

1º de Maio classista
No domingo, dia 1º, nosso Sindicato enviou uma delegação para o ato classista do Dia Internacional do Trabalhador, na Praça da Sé, em SP, que reuniu cerca de 2 mil pessoas.