Edição 1108 | De 19 a 28 de Fevereiro de 2015

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Shirley Rodrigues e Douglas Dias. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Jornal Diário da Região Ltda. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212

Vitória histórica

Trabalhadores elegem a Chapa do Sindicato para Conselho da Embraer

Os trabalhadores da Embraer tiveram uma conquista histórica no último dia 12. O vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros, venceu a eleição para a vaga do Conselho de Administração da empresa.

É a primeira vez, em muitos anos, que um representante dos trabalhadores ligado ao Sindicato consegue uma cadeira no Conselho.

Herbert Claros e seu suplente, André Luis Gonçalves, o Alemão, receberam 4.070 votos.

Com essa votação, o atual conselheiro, Ernani de Almeida, gerente apoiado pela Embraer, perdeu seu assento no Conselho.

A vaga a ser ocupada por Herbert é destinada a um conselheiro eleito pelos trabalhadores. Entretanto, tradicionalmente os conselheiros eram chefes eleitos com o apoio da Embraer.

Agora a história mudou. Os trabalhadores escolheram um companheiro da produção e dirigente sindical para representá-los.

Dinheiro vai pra luta
Herbert assinou em cartório uma declaração abrindo mão do salário pago aos conselheiros, no valor médio de R$ 51,2 mil. O destino do dinheiro será decidido pelos trabalhadores, em assembleia.

“Nossa vitória representa o desejo de mudança entre os trabalhadores da Embraer. Isto vem ficando claro desde as paralisações da Campanha Salarial. No Conselho, queremos fazer com que a empresa ouça e atenda nossas reivindicações”, afirma Herbert.