Edição 947 | De 09 a 17 de Maio de 2011

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Intransigência

Apesar de lucros, Embraer nega-se a reduzir jornada

A Embraer anunciou, na semana passada, que o seu lucro líquido no primeiro trimestre de 2011 somou R$ 174,3 milhões, ante os R$ 44,1 milhões do mesmo período do ano anterior, uma alta de quase 300%. O assunto foi manchete em todos os jornais de economia do país.

No trimestre, os pedidos firmes de aeronaves tiveram aumento de US$ 400 milhões e a empresa acumula uma carteira de US$ 16 bilhões de pedidos firmes. A Embraer mantém a perspectiva de fechar o ano com uma receita de US$ 5,6 bilhões e aponta para uma recuperação gradual do mercado internacional da aviação.

Se, por um lado, os lucros aumentam de forma vigorosa, por outro, a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo continua intransigente e se nega a atender reivindicações da categoria, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

A medida é plenamente viável e já foi exaustivamente reivindicada pelos trabalhadores e pelo Sindicato.

“A redução da jornada na Embraer é uma bandeira que continuamos levantando”, disse o vice-presidente do Sindicato e trabalhador da Embraer, Herbert Claros da Silva.

“No mês passado, chegamos até a protocolar uma carta, no Palácio do Planalto, para tentar tratar do assunto com a presidente Dilma, que esteve na China para manter a Embraer lá, mas está de braços cruzados para a situação em nosso país”, completou.

Anistiados de 84

Os anistiados políticos da greve de 1984 da Embraer reuniram-se, dia 5, na sede do Sindicato. Em discussão, a busca pela reparação econômica aos 108 ex-trabalhadores que foram vítimas de perseguição política, durante a ditadura militar. Os trabalhadores definiram uma campanha para pressionar o Ministério da Justiça a realizar urgentemente o julgamento do processo. Foi criado um blog: www.anistiasjc.blogspot.com.