Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1086 | De 19 a 19 de Agosto de 2014

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Manuella Soares, Shuellen Peixoto, e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Ex-trabalhadores da Embraer

Comissão vai buscar reparação a demitidos pelo governo Collor

Uma comissão formada por demitidos da Embraer durante o governo Collor (1990-1992) vai se reunir com a Comissão da Verdade dos Metalúrgicos para buscar propostas que possam levar à reintegração ou reparação desses trabalhadores.

A comissão de demitidos foi criada durante a reunião com a presidente da Comissão Especial Interministerial de Anistia, Érida Maria Feliz, ocorrida na última quinta-feira, dia 14, na sede do Sindicato.

As demissões
Quando assumiu a Presidência da República, Collor autorizou a demissão de cerca de 20 mil funcionários públicos. Entre eles, estavam 4 mil trabalhadores da Embraer.

Em 2011, o Senado aprovou uma lei que reabria a oportunidade para que os trabalhadores fizessem o pedido de reintegração. Entretanto, a presidente Dilma vetou essa lei.

Segundo Érida, há poucas chances de os trabalhadores conseguirem a reintegração, já que, agora, a Embraer é uma empresa privada e não há outra estatal do setor aeronáutico.

Já para o advogado Aderson Bussinger, especialista em anistia, esses demitidos poderiam ser incorporados a órgãos como CTA e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Um outro projeto de lei está em tramitação no Congresso Nacional para reabertura dos prazos de requerimentos de reintegração.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®