Edição 1080 | De 17 a 30 de Junho de 2014

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Manuella Soares, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Participe!

Vai começar a Campanha Salarial! Dia 28 tem assembleia geral, às 9h

Vai ser dada a largada da Campanha Salarial 2014. No próximo dia 28, às 9h, acontecerá a assembleia geral que colocará em votação a pauta de reivindicações da categoria.

A atividade será na sede do Sindicato e todos os trabalhadores estão convocados. Precisamos da união de toda a categoria na luta por melhores salários e direitos!

Embora a data-base da categoria seja em setembro, a pauta deve ser entregue aos patrões já em julho.

Luta unificada
Mais uma vez, a Campanha Salarial será unificada entre os sindicatos de São José dos Campos, Campinas, Limeira e Baixada Santista.

Juntos, esses Sindicatos representam 150 mil trabalhadores, o que aumenta ainda mais nosso poder de pressão sobre os empresários.

Este é o 17º ano de luta unificada, que sempre garantiu reajustes superiores à inflação.

Seminário
Os quatro sindicatos discutem a Campanha Salarial Unificada em um seminário, no próximo dia 24.

“Este será mais um ano de duras negociações, com a costumeira choradeira dos patrões. Mas os metalúrgicos não se deixarão enrolar pela conversa mole dos empresários. Como já é tradição, vamos pra cima exigir a nossa parte”, afirma o diretor do Sindicato, Adilson dos Santos, o Índio.

Inflação em alta corrói salários
Enquanto os trabalhadores dão duro para conseguir encher o carrinho do supermercado, a cada mês a inflação se encarrega de reduzir ainda mais o nosso poder de compra.

O governo prevê que o ano de 2014 fechará com uma inflação em torno de 6,5% (o que já é alto), mas a verdade é que os preços estão subindo muito mais do que isso.

Portanto, vamos exigir aumento real de salário. Se os patrões tentarem empurrar só a inflação, vai ter mobilização!

Este ano, também vamos lutar por cláusulas sociais
Além da luta por aumento real de salário, este ano também estarão em pauta as cláusulas sociais dos acordos e convenções coletivas, discutidas a cada dois anos.

Essas cláusulas são tão importantes quanto as conquistas econômicas.

São elas que preveem, por exemplo, os direitos dos lesionados, ampliação do tempo de licença-maternidade, redução da jornada de trabalho e tantos outros.

Mas a gente sabe que nada disso vem de graça. Para chegar a conquistas, vai ser preciso muita luta!