Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1078 | De 04 a 09 de Junho de 2014

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Caso Alstom

Ex-prefeito de São José envolvido em corrupção

O ex-prefeito de São José dos Campos (1983-86) e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Robson Marinho, está afundado até o pescoço nas denúncias de corrupção do caso Alstom e Siemens.

Marinho é considerado uma das principais peças do esquema de favorecimento das empresas em contratos com o governo do estado.

Ele foi chefe da Casa Civil durante o mandato do ex-governador Mário Covas e teria recebido 2,7 milhões de dólares (cerca de R$ 6 milhões) para favorecer a empresa Alstom em um contrato de 1998 com a Eletropaulo, que na época pertencia ao governo de São Paulo.

“A conta na Suíça (de Robson Marinho) teria recebido diversos montantes da parte de sociedades implicadas no pagamento de subornos”, indica o documento da decisão do juiz federal suíço Jean Fonjallaz.

As denúncias levaram a Associação Nacional do Ministério Público de Contas a pedir o afastamento do conselheiro do TCE. Segundo a associação, Marinho “perdeu as condições de continuar no cargo”.

Recentemente foi divulgado um email no qual há a ação direta do TCE para liberar um contrato da Alstom com o Metrô de São Paulo. Um caso que leva 60 dias para ser julgado foi resolvido em 15.

“É preciso apurar as denúncias e exigir punições a Marinho e às empresas que pagaram propina”, disse o diretor do Sindicato Nei dos Reis.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®