Edição 1076 | De 20 a 26 de Maio de 2014

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Manuella Soares e Manuela Moraes. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Às vésperas da Copa

Trabalhadores de várias categorias partem para a greve

Trabalhadores de várias categorias, em várias partes do país, estão cruzando os braços, às vésperas da abertura da Copa do Mundo.

Motoristas e cobradores, professores, médicos, funcionários públicos e até policiais partiram para a greve em busca de suas reivindicações.

O Rio de Janeiro é palco da greve dos rodoviários. Como aconteceu na paralisação dos garis, os condutores fazem o movimento sem o apoio da direção do seu sindicato. Eles querem aumento de salário e fim da dupla função (motorista acumulando o trabalho de cobrador).

Profissionais da educação da rede pública no Rio estão parados desde a semana passada. Em São Paulo, os professores e funcionários da rede municipal também pararam.

No funcionalismo federal, técnicos das universidades e servidores do Ministério da Cultura fazem paralisação. Professores das universidades públicas realizam assembleias em todos os estados e devem aderir ao movimento nacional.

A mobilização por melhores salários acontece também entre os policiais. Na semana passada, os PMs de Pernambuco fizeram greve. Nesta quarta, são os policiais civis brasileiros que podem deixar seus postos.

“Apoiamos a luta dos trabalhadores por melhores salários, direitos e em defesa dos empregos. Os olhos do mundo já estão voltados para o nosso país e, por isso, é o momento adequado para exigirmos nossas reivindicações”, disse o diretor do Sindicato Paulo Roberto Serafim.

Protestos contra as injustiças da Copa

As mobilizações - em geral, por aumento de salário - tiveram um reforço de peso na semana passada.

Nos atos do 15-M (15 de maio), estudantes, sem-teto e outros movimentos sociais, junto com os trabalhadores em luta, foram às ruas por saúde e educação, contra o aumento da inflação, a falta de moradia e os absurdos gastos com as obras da Copa do Mundo.

A CSP-Conlutas também participou do 15-M. Foram realizadas manifestações em pelo menos 12 capitais.

Novamente, sobrou repressão policial, principalmente no ato de São Paulo.

Protestos em nossa região
Os sindicatos e movimentos do Vale farão uma reunião nos próximos dias para preparar as mobilizações em nossa região.