Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1073 | De 28 de Abril a 05 de Maio de 2014

Expediente

Expediente: Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Shirley Rodrigues - Redação: Shirley Rodrigues e Manuela Moraes. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Origem do 1º de maio

História de luta ainda é exemplo para trabalhadores do mundo inteiro

Metalúrgicos da nossa região (foto acima) e garis do Rio de Janeiro também são exemplos de força e resistência da classe trabalhadora

O dia 1º de Maio não é uma data qualquer. Pelo contrário, é um dia que traz de volta a história de luta dos trabalhadores.
Em 1º de Maio de 1886, milhares de operários de Chicago (Estados Unidos) saíram às ruas para exigir a redução da jornada para oito horas diárias.

A manifestação foi duramente reprimida pela polícia e resultou na prisão e morte de trabalhadores. Mas a luta também resultou em conquistas. Quatro anos depois, foi instituída a jornada de oito horas nos Estados Unidos.

A luta continua
Passados quase 130 anos, é preciso manter a mesma resistência e disposição de luta dos companheiros de Chicago.
Afinal de contas, os tempos mudaram, mas os patrões continuam com a mesma política de superexploração.

Nas fábricas, o que vemos são imposição de metas abusivas, ritmo acelerado de produção, assédio moral, tentativas de retiradas de direitos e muita repressão.

“A luta contra a exploração deve ser internacional. Em qualquer país capitalista, os trabalhadores são usados para produzir a riqueza e, depois, descartados como peças de produção. No Brasil, não é diferente. Por isso, neste 1º de Maio, vamos reafirmar nossa luta por uma sociedade mais justa, controlada pelos trabalhadores”, defende o diretor do Sindicato Edilson dos Santos, o Calipso.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®