Edição 1061 | De 28 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2014

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Manuella Soares, Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Luta contra ditadura

Ato homenageia resistência ao golpe militar

No dia 1º de fevereiro, as centrais sindicais farão um grande ato unitário em homenagem aos trabalhadores duramente reprimidos pelo governo e pelas empresas nos 21 anos em que se instalou a ditadura militar no Brasil.

Durante o ato, trabalhadores e familiares de mortos e desaparecidos receberão um diploma de reconhecimento pela luta travada em defesa da liberdade e da democracia.

O secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, lembra que apesar do fim da ditadura, a perseguição aos trabalhadores permanece nas empresas e nas ações dos governos: “Não podemos deixar que a luta se encerre neste ato. Vamos levá-la para as nossas bases. Os trabalhadores querem justiça, memória, verdade e reparação”.

O golpe aconteceu na madrugada de 31 de março de 1964.

Milhares de sindicalistas e trabalhadores e militantes, no campo e nas cidades, foram perseguidos, ameaçados, presos, torturados e mortos.

Passados esses 50 anos, o movimento sindical busca obter do Estado a verdade e a reparação dos crimes cometidos pelos militares.