Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1060 | De 21 a 27 de Janeiro de 2014

Expediente

Expediente: Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Manuella Soares, Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Em defesa do emprego

Trabalhadores da GM vão à luta contra a demissão de 687 companheiros

O ano de 2014 começou com um grande desafio para os trabalhadores da GM: lutar contra as demissões arbitrárias realizadas pela montadora no dia 31 de dezembro.

Às vésperas do Ano-Novo e poucos dias antes do início das férias coletivas, 687 companheiros receberam uma carta pelo correio avisando que estavam demitidos.

Os cortes atingiram todos os setores da fábrica, e não só o MVA, que foi desativado.

Forte mobilização
Mas a notícia das demissões não foi engolida pelos trabalhadores. Desde que receberam a carta, esses companheiros já realizaram, junto com o Sindicato, três assembleias, uma passeata, foram a Brasília e a São Paulo e reuniram-se até com o ministro do Trabalho.

Os metalúrgicos que voltaram à fábrica no dia 20 estão com o mesmo espírito de luta. Em assembleia, aprovaram a realização de uma campanha permanente contra as demissões, por investimentos e para exigir que o governo Dilma tome medidas em defesa dos empregos.

Proposta de acordo
O Sindicato entrou com uma ação judicial pedindo a suspensão de todas as demissões. A ação está baseada, principalmente, no fato de que a GM rompeu o acordo assinado em janeiro, que previa negociação sobre o nível de emprego.

Na primeira audiência de conciliação, realizada dia 14, o TRT apresentou uma proposta de acordo (leia abaixo), que será votada pelo trabalhadores nesta terça, dia 21.

“Vamos aceitar a decisão da assembleia, mas a luta por emprego continua”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

 

 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®