Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1059 | De 11 a 20 de Dezembro de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Mobilização nas fábricas

Metalúrgicos lutam por empregos e investimentos

2013 foi um ano de resistência e luta para os trabalhadores da GM.

O Sindicato esteve à frente de uma forte campanha em defesa do emprego e por novos investimentos na fábrica.

A montadora planejava demitir 1.500 funcionários, encerrar a produção do Classic em São José e fechar o MVA logo no início de 2013.

Mas o os trabalhadores não entregaram os pontos.

Depois de muita mobilização e negociação, o Sindicato assinou acordos que garantiram o emprego de 750 funcionários até 31 de dezembro, com a continuidade do Classic neste período, e investimentos de R$ 500 milhões na área de motores e componentes e R$ 2,5 bilhões em uma nova fábrica, que vai gerar 2.500 empregos em 2017.


SADEFEM
Os metalúrgicos da Sadefem lutaram bravamente contra a tentativa de calote que a empresa queria aplicar. Foram 90 dias de vigília, iniciada em dezembro do ano passado. A pressão dos trabalhadores levou a empresa, prestes a fechar suas portas, a quitar as dívidas.

GRAÚNA
Na Graúna, houve uma forte luta para que a empresa pagasse o que devia a trabalhadores e ex-trabalhadores. Levamos a discussão ao BNDES, dono de 40% das ações da empresa. Com a luta, as dívidas com os ex-funcionários foram quitadas. Ainda faltam o FGTS e as férias em atraso.

AVIBRAS
Em protesto contra os atrasos salariais, os trabalhadores da Avibras entraram em greve duas vezes este ano. Fomos até Brasilia, dia 17 de julho, para denunciar a situação ao Ministério da Defesa.

INOX
Não restou alternativa aos metalúrgicos da Inox para impedir a retirada das máquinas e garantir o pagamento de salários, FGTS e INSS. No dia 22 de novembro, eles começaram uma vigília, que, até o fechamento desta edição, se mantinha.
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®