Edição 1059 | De 11 a 20 de Dezembro de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

O Brasil vai às ruas e vive maiores manifestações da história recente

O Brasil viveu um ano histórico. Uma gigantesca onda de protestos tomou conta do país, como não se via desde as mobilizações pelo Fora Collor, há mais de 20 anos.

Iniciadas em junho pela juventude, que pedia a revogação do aumento das passagens de ônibus, as manifestações se transformaram num grande grito de alerta aos governantes.

No país do futebol, os brasileiros protestaram contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo e exigiram melhorias nos serviços públicos. Dilma foi vaiada em plena Copa das Confederações.

Pressionadas, várias prefeituras revogaram os reajustes nas tarifas de ônibus. A presidente Dilma foi à TV, em cadeia nacional, para tentar acalmar os ânimos.

30 mil nas ruas de São José
Em São José dos Campos, também aconteceram grandes manifestações, inclusive, com a participação do Sindicato, sempre na luta! O maior protesto contou com cerca de 30 mil pessoas, no dia 21 de junho. O prefeito Carlinhos usou truculência contra jovens que acamparam em frente à Prefeitura para exigir a revogação completa do aumento da passagem de ônibus.

A vez dos trabalhadores
Os trabalhadores, que no começo estavam presentes nos mega atos de forma individualizada, resolveram aderir à onda de protestos organizadamente, como classe. Assim, a classe trabalhadora parou as máquinas e exigiu mudanças na política econômica do governo Dilma, como aconteceu nos dias 11 de julho e 30 de agosto, dias nacionais de mobilização, convocado pelas centrais sindicais. Em nossa região, houve greves, atrasos de produção e até ocupação da Via Dutra.

As manifestações também deram impulso à Campanha Salarial dos metalúrgicos e de outras categorias, como bancários, petroleiros, professores e trabalhadores dos Correios.

Marcha em Brasília reúne 20 mil

Antes mesmo das grandes manifestações sacudirem o país, a CSP-Conlutas e outras entidades combativas organizaram a Marcha a Brasília, no dia 24 de abril, em defesa dos direitos e por mudanças na política econômica do governo Dilma. Mais de 20 mil manifestantes tomaram as ruas da capital.

Mulheres
Em outubro, aconteceu o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta, na cidade de Sarzedo (MG). Foi o maior evento feminista-classista dos últimos 20 anos. No dia 25 de novembro, fomos às ruas para o Dia Latino-americano contra a violência à mulher.

Negros
A Marcha da Periferia, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, exigiu o fim da violência contra pobres e negros. Foi realizada em diversas cidades do país, inclusive em São José.

PL da terceirização
Durante todo o ano, realizamos manifestações para exigir a derrubada do Projeto de Lei 4330, que libera a terceirização em todas as etapas da produção e, por consequência, precariza o trabalho. O PL ainda está aguardando votação no Congresso e é aplaudido por patrões e pela própria CUT.