Edição 1054 | De 06 a 11 de Novembro de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Saiu na imprensa

Embraer é investigada por corrupção

A Embraer está sendo investigada por autoridades dos Estados Unidos e do Brasil por suspeita de pagamento de propina a um membro do governo da República Dominicana.

A informação é um dos mais influentes jornais do mundo, o norte-americano The Wall Street Journal.

Segundo a reportagem, a Embraer teria pago US$ 3,4 milhões (cerca de R$ 7,6 milhões) a uma autoridade do país caribenho em troca da garantia de que venceria uma concorrência para a venda de oito aeronaves Super Tucanos.

As investigações teriam começado em 2010. Ainda segundo o jornal, a Embraer já havia comunicado ao mercado, em 2011, que era alvo de investigações por parte de autoridades americanas.

Em nota divulgada pela companhia após a publicação da reportagem, a Embraer confirma a existência de um processo de investigação relativo a “certas operações comerciais ocorridas fora do Brasil”.

“No momento em que só ouvimos recusas da Embraer, ficamos sabendo desse caso de propina no valor de R$ 7 milhões. Esse dinheiro seria suficiente para um abono de R$ 500 para cada trabalhador. E a empresa ainda tem a cara de pau de dizer que não tem dinheiro para reajustar nossos salários”, analisa o diretor Valmir Diniz Ferreira, o Babão.

No início deste ano, a Embraer pagou cerca de R$ 20 milhões à Microsoft como parte de um acordo para evitar um processo por ser acusada de utilização de softwares piratas.