Edição 1050 | De 09 a 15 de Outubro de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Contra o machismo e a exploração

MML faz maior encontro de mulheres trabalhadoras dos últimos anos

O Movimento Mulheres em Luta (MML) fez história neste fim de semana, entre os dias 4 e 6, com a realização de seu 1º Encontro Nacional, em Sarzedo (MG).

O evento, que reuniu 2.300 mulheres, foi considerado o maior encontro feminista-classista dos últimos 20 anos e representa um salto importante na organização e luta contra a opressão machista e a exploração.

O encontro contou com a participação de metalúrgicas, petroleiras, bancárias, trabalhadoras dos Correios, estudantes e professoras de todo país, muitas delas em greve, como as educadoras do Rio de Janeiro (RJ).

A delegação do Vale do Paraíba também marcou presença, com mais de 80 mulheres de várias categorias.

Para Janaína dos Reis, coordenadora da CSP-Conlutas do Vale do Paraíba e recém-eleita para a Executiva Nacional do MML, a realização do encontro vai fortalecer a organização e a luta em nossa região.

"Traremos para o Vale todas as discussões feitas durante o encontro, sobre a luta por mais creches e contra a violência", afirmou.

Atividades
Foram três dias de debates intensos, com temas como conjuntura nacional e internacional, mulher negra, mulher operária, aborto e sexualidade, trabalho doméstico e violência contra a mulher.

A diretora do Sindicato Rosângela Calzavara participou da mesa de abertura e fez a saudação em nome das metalúrgicas da região.