Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1050 | De 09 a 15 de Outubro de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Contra o machismo e a exploração

Encontro denuncia violência contra a mulher

“Nós, mulheres, temos de ser fortes. Os policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio sumiram com meu marido, Amarildo. Minha família foi machucada, minha sobrinha foi torturada. As pessoas não têm disposição para fazer o que eu estou fazendo. O que vier a acontecer com qualquer pessoa de sua família, não se cale, grite!”.

Com essa denúncia da violência do governo carioca, a esposa do pedreiro Amarildo, Elisabeth Gomes da Silva, iniciou a sua fala no encontro.

O debate sobre as diversas formas de violência contra a mulher foi um dos pontos fortes dos debates. A mesa de discussão também contou com a participação da ativista indiana Soma Marik, que organiza a luta contra os estupros em seu país, e de Susana Gutierrez, diretora do Sindicato dos Professores do RJ.

Suzana denunciou a violência policial usada contra os educadores em greve em seu estado.

Vários tipos de agressões
Além da violência doméstica e dos estupros, as mulheres são as principais vítimas de violência do Estado. A precariedade dos serviços públicos, o caos na saúde e educação, a falta de creches e o transporte público lotado são formas de violência dos governos que afetam principalmente as mulheres.

Basta de violência
Após o debate, aconteceu uma das votações mais importantes, sobre a "Campanha Nacional Contra a Violência às Mulheres". Com isso, o próximo compromisso do MML será em 25 de novembro, Dia Latino-americano contra a Violência à Mulher.

Fica, então, o desafio de levar às ruas toda força expressa no encontro histórico realizado em Sarzedo.

Leia mais informações sobre o encontro no site cspconlutas.org.br.


 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®