Edição 943 | De 23 a 29 de Março de 2011

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Eliane Mendonça, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao.

Na Justiça

Sindicato pede 2º turno da eleição do Conselho Administrativo da Embraer

O Sindicato vai entrar com uma ação na Justiça, exigindo a realização de um 2º turno das eleições do Conselho Administrativo da Embraer.  Isso porque, para o Sindicato, a vitória da Chapa 8, apoiada pela empresa, não tem legitimidade.

A Chapa 8 ficou com 39,4% dos 10.397 votos válidos, e a CHAPA 4, apoiada pelo Sindicato, com 35,3%. Uma diferença de apenas quatro pontos percentuais, ou seja, nenhuma das chapas conseguiu a maioria dos votos válidos.

“Este é um caso clássico para a realização de 2º turno, em uma eleição democrática. Afinal, ninguém pode ser declarado vencedor com 39% dos votos, numa disputa entre oito chapas. Ainda mais se a segunda colocada obteve uma votação muito próxima, como foi o caso”, disse o advogado do Sindicato, Aristeu Pinto Neto.

O Sindicato chegou a solicitar à Comissão Eleitoral a realização do 2º turno. Mas o pedido foi negado. Por isso, o Sindicato vai recorrer à Justiça.
Na análise do vice-presidente do Sindicato e candidato pela Chapa 4, Herbert Claros, a eleição foi vitoriosa.

“Mesmo com a pressão e o assédio moral da empresa, para votar na Chapa 8, tivemos um número expressivo de votos, tanto da produção quanto no administrativo, e ainda ganhamos em São José, a maior unidade da empresa. Por isso, para nós o resultado é vitorioso”, disse.

Em São José dos Campos, que é onde está a matriz da empresa e também onde se concentra o maior número de trabalhadores (cerca de 12.800 funcionários), a Chapa do Sindicato obteve 3.260 votos, contra 2.732 votos da chapa adversária.