Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1048 | De 25 a 30 de Setembro de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Vergonha!

STF aprova novo julgamento para mensaleiros

Seguindo na contramão do que a população exigiu nas manifestações dos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu abrir caminho para um novo julgamento de 12 dos 25 reús do mensalão.

Um cheiro de pizza é sentido nos ares de Brasília desde então. Só pra lembrar: o fim da impunidade de corruptos e corruptores foi uma das principais reivindicações durante as manifestações de junho.

A aceitação dos chamados “embargos infringentes” ficou a cargo do ministro Celso de Mello (o mais velho), já que havia ocorrido empate entre os juízes contrários e a favor de um novo julgamento dos mensaleiros.

Com a decisão, figuras como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, os deputados José Genoíno e João Paulo Cunha e o empresário Marcos Valério podem ser beneficiadas.

A reabertura do julgamento acontecerá somente em 2014 e leva à possibilidade dos réus cumprirem penas menores ou até mesmo se livrarem das punições por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Com a demora do julgamento, eles podem ainda se beneficiar da prescrição dos crimes.

Histórico
Em 2005, surgiram as primeiras denúncias do mensalão, o maior esquema de corrupção do governo Lula. O julgamento, no entanto, começou apenas no ano passado, sete anos após a descoberta do esquema.

Com o mensalão, o governo federal comprava o apoio de deputados federais para garantir a maioria no Congresso e a aprovação de projetos de seu interesse, como a reforma da Previdência de 2003.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®