Edição 1042 | De 06 a 12 de Agosto de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Compromisso da diretoria

Sindicato vai iniciar devolução do Imposto Sindical aos sócios

O Sindicato dos Metalúrgicos vai organizar um grande operativo para devolver o Imposto Sindical a todos os sócios e sócias. A devolução será de 60% do valor descontado, que equivale ao percentual destinado ao Sindicato.

A devolução do Imposto Sindical é um compromisso da direção do nosso Sindicato, que é contra a cobrança e, até o ano passado, conseguiu barrá-la por meio de uma liminar na Justiça (veja matéria abaixo).

Para fazer a devolução do valor, será necessário que todos os associados preencham uma ficha de atualização cadastral, com especial atenção aos dados bancários. Essas fichas serão distribuídas pelos diretores sindicais e ativistas nas fábricas e também pode ser baixada aqui.

O Sindicato também está entrando em contato com as empresas para que forneçam alguns dados para
agilizar este reembolso.

A diretoria do Sindicato espera iniciar a devolução dos valores já a partir deste mês, mas conta com a compreensão da categoria, já que envolve uma complexa operação que diz respeito a milhares de trabalhadores.

Novos sócios terão devolução
Os metalúrgicos que não pertencem ao quadro de associados do Sindicato também podem receber a devolução do Imposto Sindical, desde que se sindicalizem.

A própria ficha de atualização de dados, que será distribuída nas fábricas, trará uma opção para que os trabalhadores se tornem sócios e garantam o reembolso.

Imposto financia sindicatos pelegos. Cobrança precisa acabar!

O Sindicato é contra a cobrança do Imposto Sindical, que ocorre contra a vontade dos trabalhadores.

Em 1999, o Sindicato entrou com uma ação na Justiça que proibiu, em caráter liminar, o desconto deste Imposto em nossa base. Infelizmente, o governo federal recorreu e a Justiça derrubou a liminar.

Mesmo assim, foram 13 anos sem a cobrança desse imposto, que financia sindicatos de fachada, que não promovem lutas e nem sequer aparecem nas portas das empresas. Os sindicatos realmente comprometidos com suas categorias precisam ser financiados pela contribuição espontânea dos trabalhadores. Isso é o que defendemos.

Fique por dentro

Fichas de atualização
Os associados deverão preencher as fichas com todos os seus dados para que o Sindicato possa fazer a devolução. As fichas precisam ser entregues aos diretores sindicais.

Dados das empresas
As empresas precisam fornecer alguns dados dos associados ao Sindicato para viabilizar um reembolso mais ágil. Onde houver resistência, será preciso pressão.

Atendimento
Dúvidas dos metalúrgicos poderão ser esclarecidas pelo e-mail devolucao@sindmetalsjc.org.br.