Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1041 | De 29 de Julho a 05 de Agosto de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Setor aeronáutico

Sindicato pede que BNDES barre desnacionalização

O Sindicato solicitou ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que apure e barre o processo de desnacionalização do setor aeronáutico promovido pela Embraer.

A reivindicação foi apresentada ao vice-presidente do banco, Wagner Bittencourt, em reunião ocorrida na quarta-feira, dia 24, no Rio de Janeiro (foto ao lado).

No encontro, os dirigentes sindicais Edmir da Silva e Luiz Carlos Prates apresentaram dados que comprovam a desnacionalização da produção de aviões da Embraer, apesar de todos os benefícios fiscais e financiamentos que a fabricante recebe do governo federal.

Nos últimos oito anos, 18% das exportações da Embraer foram financiadas pelo BNDES.

Empregos

Com a desnacionalização, a C&D e a Latecoere, ambas de Jacareí, estão perdendo espaço para fabricantes do México e Estados Unidos, e podem fechar postos de trabalho.

“A reunião foi um importante passo para nossa campanha contra a desnacionalização e em defesa do emprego no setor aero”, afirmou o diretor do Sindicato Edmir da Silva.

“Vamos continuar cobrando do governo e da Embraer medidas concretas em favor dos trabalhadores”, acrescentou.


Reivindicamos ao BNDES

- Fiscalização para dar fim ao falso aumento de conteúdo nacional;
- Ampliação gradativa do conteúdo nacional na cadeia aeronáutica;
- Que o banco deixe de apoiar a desnacionalização do setor e as empresas que impõem péssimas condições de trabalho;
- Que o banco apoie a elaboração de um Acordo Coletivo de Trabalho no setor aeronáutico.
 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®