Congressos

Com democracia operária, metalúrgicos decidem

O Congresso dos Metalúrgicos é uma das mais importantes instâncias de decisão do Sindicato. É por meio da realização dos congressos que os metalúrgicos definem, democraticamente, as políticas e lutas que a categoria vai desenvolver. Na história do Sindicato, foram momentos nos quais os trabalhadores tomaram importantes decisões, que consolidaram o perfil classista e combativo da entidade.

Mesmo com temas centrais diferentes, a organização da base está sempre presente em cada congresso e nas resoluções aprovadas nas plenárias. 

A primeira edição aconteceu em julho de 1991, levando aos metalúrgicos a oportunidade de participar das discussões determinantes aos rumos da categoria.

 

ORGANIZAR A LUTA POR EMPREGOS, DIREITOS E UM BRASIL DOS TRABALHADORES


Delegados votam resoluções

O XIII Congresso dos Metalúrgicos aprovou resoluções que apontam para a unificação das lutas e a continuidade do combate às crises impostas pelos governos e patrões. Foram três dias de intensas discussões e resoluções aprovadas pelos delegados eleitos pelos próprios trabalhadores.

As atividades aconteceram nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2022, na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba. Participaram 89 delegados de 21 fábricas. O Congresso foi realizado em meio a batalhas históricas da categoria, em defesa dos empregos e direitos na Avibras, Caoa Chery e MWL.

As resoluções (acesse aqui a íntegra) foram baseadas em discussões sobre conjuntura nacional e internacional, democracia operária, organização de base, mulheres, questões raciais, entre outros pontos que definirão os rumos do Sindicato e da categoria no próximo período.

Uma das resoluções aprovadas refere-se ao cenário eleitoral no Brasil. Ficou decidido:

“No processo eleitoral, incentivar os(as) trabalhadores(as), além de se contrapor a Bolsonaro, a construírem um programa que parta de suas necessidades e aponte para a ruptura com o sistema capitalista e para a construção de uma sociedade socialista. Incentivar e dar atenção às candidaturas que mantêm independência de classe em relação aos patrões e governos, como as do Polo Socialista e Revolucionário”.

Para se chegar a essa decisão, foi considerado que não basta tirar Bolsonaro (PL) e manter o mesmo projeto de desigualdades sociais, também compartilhado pelo PT. Assim como Bolsonaro, Lula governou para ricos e traiu a classe trabalhadora. Agora, alia-se a Geraldo Alckmin (PSB), um tradicional representante dos interesses dos patrões.

Organização de base
O Congresso deste ano teve como tema “Organizar a luta por empregos, direitos e um Brasil dos trabalhadores". Neste sentido, uma das resoluções aprovadas foi:

“Definir como prioridade da atual diretoria a luta pelo avanço na organização no local de trabalho. Para isso, é preciso fortalecer e organizar o Conselho de Representantes de forma geral, por regiões e por fábricas maiores, entre diretores(as), delegados(as) sindicais, cipeiros(as), ativistas em geral e lesionados”.

“O Congresso cumpriu seu papel de dar voz aos trabalhadores, por meio dos delegados eleitos, e avançar em questões caras à categoria, como a democracia operária. Temos orgulho de nos manter no caminho de luta tradicionalmente traçado por este Sindicato e pela CSP-Conlutas, contra os governos e os patrões. Vivemos agora um momento de duras batalhas, em defesa dos empregos e direitos, como as que estão acontecendo na Caoa Chery e MWL. O Congresso nos deu o caminho”, disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Acesse aqui o caderno de resoluções

 

METALÚRGICOS NA LUTA CONTRA REFORMAS E GOVERNO


12º Congresso dos Metalúrgicos, em 2017

O 12º Congresso dos Metalúrgicos, realizado entre os dias 14 e 16 de julho de 2017, apontou os caminhos de luta e organização para o Sindicato e toda categoria. Após três dias de debates e decisões, os delegados aprovaram resoluções que confirmaram a continuidade da luta pelo “Fora Temer e todos os corruptos” e a necessidade de uma nova Greve Geral.

As resoluções foram aprovadas por 106 delegados, de 26 fábricas. Considerando o cenário de crise política, social e econômica pela qual passava o país, o Congresso decidiu “priorizar a luta direta dos trabalhadores contra as reformas. Se houver a queda do governo Temer, o Sindicato chamará a luta por eleições gerais com novas regras”.

Em outra resolução, ficou definido que o Sindicato incorporasse a campanha contra qualquer governo defensor das reformas que ataquem os direitos trabalhistas e previdenciários.

Para fortalecer a luta dos trabalhadores contra as reformas do governo, os delegados aprovaram resolução para exigir das centrais sindicais que retomassem o processo de mobilização contra Temer e suas reformas e que uma nova Greve Geral fosse convocada.

A própria CSP-Conlutas também foi ponto de resolução no Congresso, que decidiu impulsionar nas assembleias as discussões sobre a central. “Construir a CSP-Conlutas na base, nas fábricas, como alternativa de direção para o movimento sindical brasileiro”.

Campanha Salarial
Além de buscar o reajuste salarial, o objetivo foi impedir que as mudanças aprovadas pelo governo não fossem implementadas na categoria e exigir a revogação da reforma.

Organização de base
Foi apontada como prioridade para a diretoria do Sindicato a luta pelo avanço na organização no local de trabalho, fortalecendo e organizando ainda mais o Conselho de Representantes.

Mulheres
Foi definido que a direção sindical tem de ter, no mínimo, o mesmo percentual de mulheres existente na categoria.

Os delegados e delegadas também decidiram pela criação de uma secretaria LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). 

Também foram discutidas resoluções sobre política internacional, democracia operária, saúde do trabalhador, questão racial, entre outros pontos.

O SINDICATO SOMOS NÓS. NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ


11º Congresso dos Metalúrgicos, em 2013

O 11º Congresso dos Metalúrgicos, realizado entre os dias 19 e 21 de julho de 2013, deu um grande impulso para a organização dos trabalhadores nas fábricas de nossa região. Estiveram presentes 141 delegados, representando 36 empresas metalúrgicas da nossa base de atuação.

O Congresso teve como tema “O Sindicato somos nós. Nossa força, nossa voz”, referindo-se ao controle que o trabalhador deve ter sobre o que é seu: o Sindicato. A reflexão sobre o tema esteve presente em todas as discussões, afinal, sem os trabalhadores organizados e preparados, nenhuma luta é vitoriosa.

Outro tema de fundamental importância e muito discutido foi o combate permanente à burocratização, prática que afasta o dirigente sindical dos anseios da base. O Congresso aprovou resoluções específicas, incluindo o controle da atuação dos dirigentes sindicais pelos membros do Conselho de Representantes.

Durante os três dias de Congresso, os delegados cumpriram o papel de representar toda a categoria metalúrgica, debater ideias, apontar propostas de resoluções e votar, em um verdadeiro exercício de participação e democracia.

Na plenária final, realizada no terceiro dia, os delegados aprovaram 138 resoluções para fortalecer nossa categoria e aproximar o Sindicato da base. 

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES:

Situação nacional
Avançar na construção de um calendário de lutas unitário, que permita intensificar as mobilizações dos trabalhadores e da juventude contra os governos e os patrões. Nesse sentido, é muito importante desde já avançar na construção do Dia Nacional de Paralisações, em 30 de agosto, convocado por todas as centrais sindicais.

Organização de base
Definir como prioridade da diretoria a luta pelo avanço na organização no local de trabalho. Para isso, é preciso fortalecer e organizar o Conselho de Representantes de forma geral, por regiões e por fábricas, entre diretores, delegados sindicais, cipeiros e ativistas.

Trabalho nas Cipas
Ampliar e manter um amplo esclarecimento da base da categoria sobre as OLTs (Organização no Local de Trabalho), especialmente sobre as Cipas, suas funções combativas e a importância de eleger cipeiros de luta e classistas, independentes dos chefes. É preciso também esclarecer que o mandato do cipeiro deve ser controlado pelos colegas que o elegeram.

Mulheres
Ter sempre como objetivo e preocupação levar as mulheres para integrarem as Cipas, comissões de PLR, delegadas sindicais e todas as formas de organização de base e o Conselho de Representantes do Sindicato.

AVANÇAR NA ORGANIZAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO


10º Congresso dos Metalúrgicos, em 2010

Foram três dias de intensos debates, entre 16 e 18 de abril de 2010, com a participação de 166 delegados, de 44 empresas. O evento aconteceu no auditório da Colônia de Férias, em Caraguá.

Cipeiros, integrantes de comissões de fábrica, ativistas e trabalhadores em geral eleitos como delegados nas fábricas aprovaram medidas que apontam para o fortalecimento da organização de base, além da definição de tarefas e lutas que o Sindicato deveria encaminhar no próximo período.

Durante o evento, os delegados discutiram diversos temas, como situação nacional e internacional, organização no local de trabalho, sindicalização, reorganização da Conlutas, saúde do trabalhador, luta das mulheres, dos aposentados, negros etc.

“Foram três dias em que os metalúrgicos se reuniram para discutir e apontar o caminho que o Sindicato deverá trilhar para defender salários, empregos e direitos. Foi um momento histórico para a categoria", avaliou o presidente do Sindicato na época, Vivaldo Moreira Araújo. “Agora, é mãos à obra, trabalhadores e Sindicato, juntos, para fortalecer nossa organização e avançar em conquistas”, concluiu.

Organização no local de trabalho
Ao final do Congresso, os delegados votaram várias resoluções que deverão nortear a política do Sindicato. No centro das decisões estava a organização no local de trabalho.

A principal meta do Sindicato e da categoria para o próximo período foi ampliar o número de cipeiros combativos nas fábricas, delegados sindicais, comissões de fábricas etc.

O objetivo era fortalecer a organização no local de trabalho. Afinal, é com os metalúrgicos organizados e mobilizados nas fábricas que a luta por salários, empregos e direitos fica mais forte.

“Precisamos construir organismos combativos no local de trabalho, uma organização de base viva e atuante que, junto com o Sindicato, estará à frente das lutas”, explicou o diretor do Sindicato José Donizete de Almeida.

Os delegados também discutiram a importância da sindicalização para fortalecer a categoria e aprovaram uma grande campanha. A meta era aumentar em 50% o número de sindicalizados, o que representaria cerca de 7 mil novos sócios.

“A sindicalização é fundamental para a organização de base. Quanto mais sócios tiver o Sindicato, mais capacidade de luta terá a categoria”, afirmou o diretor Geraldo de Jesus Santos.

A OPINIÃO DE QUEM FOI AO 10º CONGRESSO

“Este foi meu primeiro Congresso e posso dizer que saí de lá muito mais preparado para enfrentar os ataques dos patrões. Como cipeiro, vou trabalhar ainda mais para trazer novos metalúrgicos para as lutas da categoria”.
Wagner Morais de Oliveira, o Fera (Embraer)

“Adquiri muito conhecimento neste Congresso e já estou repassando as informações para os trabalhadores na fábrica. Precisamos conhecer nossos direitos para poder combater os ataques. Tanto as palestras como os grupos me enriqueceram muito politicamente.”
Emerson de Lima, o Binho (TI/Bundy)

“Foi muito importante a conscientização política e econômica que conseguimos, principalmente por meio das palestras. Pudemos ver que nossas reivindicações são de fato fundamentadas em números reais, como os apresentados pelo palestrante Valério Arcary.”
Vanessa Cristina Corrêa (C&D)

UNIÃO, ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA BASE



9º Congresso dos Metalúrgicos, em 2007

O 9º Congresso, realizado de 17 a 19 de agosto de 2007, pode ser considerado um marco da democracia e da participação dos trabalhadores da base no comando do Sindicato. O evento discutiu os problemas enfrentados pela entidade de forma aberta e apresentou os desafios para o próximo período.

O Congresso reuniu 150 delegados, de 41 fábricas. Somando os observadores e convidados, mais de 200 pessoas participaram do evento, que foi aberto na sexta-feira, na sede do Sindicato em São José. A solenidade contou a presença de dezenas de sindicatos (alguns até do Nordeste), oposições, representantes dos aposentados, do movimento popular e militantes do PSTU e PSOL. A abertura também contou com a participação do sindicalista da organização Batay Ouvriye, do Haiti, Didier Dominique.

Debates e discussões em grupos
No sábado e domingo, os trabalhos foram realizados no auditório e nas dependências da Colônia de Férias de Caraguatatuba. Um debate sobre a reorganização do movimento operário no país contou com a participação de José Maria de Almeida, da Conlutas, e Ana Paula Rosa de Simoni, da Intersindical. Os diretores apresentaram as teses e resoluções propostas pelo Sindicato. Elas foram analisadas pelos delegados em cinco grupos. Nesses grupos, houve mudanças e propostas de novas resoluções, que foram decididas, por votação democrática, no plenário do Congresso.

Luta contra a burocratização era principal desafio
O principal tema discutido pelos delegados no 9º Congresso foi a necessidade de o Sindicato iniciar uma forte luta contra a burocratização. O objetivo era combater desvios que afastavam os diretores da base e aumentar participação do trabalhador no Sindicato.

A “burocratização” significa o afastamento do dirigente sindical da base e a utilização do mandato e da estabilidade para obtenção de vantagens pessoais, além da falta de democracia e acesso dos trabalhadores à entidade. Essa situação é fruto da estrutura sindical e da pressão do sistema capitalista e afeta o movimento sindical em geral. Por isso, combater esse problema é tarefa de todo sindicato combativo.

“No último período, deixamos de fazer o combate à burocratização em nosso Sindicato e este problema nos atingiu fortemente. Houve ausência de diretores nas fábricas, acordos que não foram benéficos para os trabalhadores e até desvios graves, entre vários outros problemas”, reconheceu o secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Durante os três dias, os trabalhadores discutiram o que pensam sobre o Sindicato. Fortalecer a organização no local de trabalho e os mecanismos para garantir a democracia operária, ou seja, para que o trabalhador mande no Sindicato e controle a diretoria, foram as principais resoluções para combater a burocratização.

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES:

Prioridade para a organização de base
Os diretores do Sindicato têm que estar dentro das fábricas junto aos trabalhadores e ouvir suas reivindicações, reclamações e opiniões. Todos os organismos de base, como Cipas, delegados sindicais e comissões de fábricas devem ser impulsionados.

Democracia operária
Quem manda e decide no Sindicato é o trabalhador. Tudo deve ser decidido pelos metalúrgicos em assembleias e instâncias como o Conselho de Representantes, que deverá funcionar de forma a permitir a participação efetiva dos trabalhadores.

Medidas contra privilégios indevidos dos diretores
Quem está na fábrica tem que trabalhar; os afastados têm que estar a serviço do Sindicato; controle no uso dos carros (nunca para uso pessoal); extinção do final de semana (anual) gratuito na Colônia; fim da cota fixa de passes (uso de acordo com a necessidade); diretor não pode conseguir aumento para si próprio nem receber presentes da patronal.

Luta contra as reformas deve se intensificar
A luta contra as reformas do governo Lula que retirariam direitos, como a reforma Sindical, Trabalhista e Previdenciária, seria intensificada. Essa foi uma importante decisão dos delegados do Congresso. Também foi aprovado que a mobilização contra a reforma da Previdência deve ser impulsionada por meio da campanha do Plebiscito Popular sobre a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce e da preparação à marcha a Brasília, prevista para 24 de outubro daquele ano.

Organização de base
Decidiu-se pelo fortalecimento do Conselho de Representantes, das Cipas, comissões de fábrica e grupos clandestinos (onde a repressão do patrão é muito grande); também deverão ser produzidos mais boletins específicos por fábricas ou região.Outra decisão foi reativar e reestruturar a Secretaria de Saúde do Sindicato.

Luta contra a reestruturação produtiva patronal
O Sindicato divulgará os novos métodos de produção, que exploram e tiram o emprego dos trabalhadores; a terceirização é um dos fortes ataques à classe trabalhadora.

Luta contra a divisão
Foi reafirmado o repúdio a essa tentativa de divisão da categoria. Uma campanha permanente passaria a ser feita na Embraer e nas outras empresas.

Fortalecimento de uma direção nacional
Foi decidido apoiar e fortalecer a Conlutas e discutir a unificação com a Intersindical e outras organizações da esquerda, em oposição à CUT e ao governo Lula.

EM DIREITO NÃO SE MEXE!


8º Congresso dos Metalúrgicos, em 2005

As reformas que retiram direitos e a corrupção no governo Lula foram as duas principais discussões do 8º Congresso dos Metalúrgicos, realizado de 5 a 7 de agosto de 2005, no auditório da Colônia de Férias do Sindicato.

Além de aprofundar o debate sobre as intenções do governo com as reformas Sindical e Trabalhista (o que já havia sido feito no 7º Congresso), esse encontro abordou a corrupção que tomou conta do governo Lula, com Mensalão, envolvimento de grandes figuras do Planalto e até o episódio em que foram encontrados dólares na cueca de um assessor político.

"Com o 8º Congresso, fortalecemos a luta contra as reformas de Lula e sepultamos a ideia de que o governo petista mantinha a ética. Caiu a máscara e apareceu a podridão", definiu o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Foram lançados dois vídeos: "As doenças do trabalho sob a ótica de suas vítimas" e "A corrupção no governo Lula".

Esse foi um dos maiores congressos já realizados. Participaram do evento 220 delegados, de 66 fábricas da base, como GM, LG.Philips, Embraer, Bundy, Sade-Fem, Grauna, Aeroserv, entre outras.

LUTAR PARA CONQUISTAR


7º Congresso dos Metalúrgicos, em 2004

O 7º Congresso dos Metalúrgicos, realizado de 2 a 4 de abril de 2004, na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba, reuniu cerca de 200 metalúrgicos, de 42 fábricas da base. No encontro, foram discutidos os rumos do Sindicato e as principais questões que afetavam os trabalhadores. Lutar contra as reformas Sindical e Trabalhista foi uma das principais resoluções do encontro.

As resoluções aprovadas pelos delegados reforçaram a disposição da categoria em manter-se firme na luta por seus direitos e lutar no próximo período, principalmente, contra as reformas Sindical e Trabalhista.

"Foram quatro meses de debates preparatórios para o Congresso e três dias de encontro, que serviram para fortalecer a organização da categoria", resumiu o presidente do Sindicato Luiz Carlos Prates, o Mancha.

O Congresso contou com a participação de desempregados e trabalhadores sem-teto, fato que expressou a inserção do Sindicato nos movimentos sociais.

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES:

Romper com a ALCA, a dívida e o FMI
Os trabalhadores discutiram a intensificação da ofensiva imperialista dos Estados Unidos sobre os povos de todo o mundo, que visava garantir seu domínio político, econômico e militar e aumentar o lucro das corporações econômicas.

Ao final, uma das principais resoluções do 7º Congresso foi a luta contra a ALCA, o FMI e a Dívida Externa, instrumentos utilizados pelo imperialismo.

Lutar contra os ataques do governo
Ao analisar o primeiro ano do governo Lula, os delegados constataram que o desemprego havia aumentado e que os ataques aos trabalhadores continuavam, pois Lula estava governando para os grandes empresários, banqueiros e latifundiários do país.

Diante disso, só a luta contra os ataques do governo e por melhores condições de vida, emprego, direitos e salário garantiria nossas reivindicações.

Nas eleições de 2004, os delegados decidiram, por ampla maioria, que o Sindicato deveria apoiar as candidaturas operárias de oposição ao governo Lula e aos partidos burgueses e que tivessem um programa antiimperialista e anticapitalista.

Mobilizar por salário, direitos e empregos
Fortalecer a organização no local de trabalho para lutar contra a redução de direitos, por salários e empregos era outra tarefa. Dentro desse objetivo, era preciso apoiar, incentivar e fortalecer as Cipas e comissões de fábrica e de negociação de PLR.

Foi decidido que, para continuar a luta contra a redução de direitos, o Sindicato deveria manter o bloco de negociação nas campanhas salariais com Campinas e Limeira e fortalecer a Federação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (FENAM).

O Sindicato não participaria dos congressos da FEM e CNM, pois eles legitimariam a Reforma Sindical do governo Lula.

Manter um sindicato combativo e independente
Nos últimos anos, a reestruturação produtiva, os ataques das entidades patronais e a conjuntura recessiva do país, com aumento do desemprego, trouxeram grandes desafios para os sindicatos combativos, que tinham de adequar o aspecto financeiro à necessidade das lutas.

A Reforma Sindical, que estava em discussão, abria caminho para que os patrões intensificassem ainda mais os ataques aos trabalhadores. Era preciso lutar contra ela.

GLOBALIZAR AS LUTAS!


6º Congresso dos Metalúrgicos, em 2001

O tema do 6º Congresso, realizado em agosto de 2001, foi "Contra o neoliberalismo, globalizar as lutas". Nesse encontro, os 216 delegados, de 55 fábricas, definiram a atuação política da entidade.

Diretores do Sindicato, cipeiros, ativistas e metalúrgicos de base debateram a situação do Brasil e do mundo e seus reflexos em nossa região. Os participantes aprovaram uma série de resoluções.

Democracia e luta: da nossa região, todos os sindicatos cutistas enviaram representantes. Além desses, havia metalúrgicos de São Bernardo, Americana, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Friburgo e representantes de outras entidades, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Outro ponto alto nesse Congresso foi a presença de familiares. Esposas e filhos participaram ativamente.

Atividades preparatórias
As atividades que prepararam o 6º Congresso contaram com a presença de Angel Parras, colaborador da Revista Marxismo Vivo, Fernando Siqueira, presidente da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras), Peter Jonhson, sindicalista norte-americano, e o cantor e compositor Lobão, que falou sobre música e sua trajetória de rebeldia.

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES:

Fora FHC e o FMI já
Fortalecer a luta pelo Fora FHC e FMI foi uma decisão tomada pela ampla maioria dos delegados e delegadas do 6º Congresso dos Metalúrgicos. Eles não estavam dispostos a esperar até 2002 para levantar essa bandeira. Foi rechaçada qualquer aliança com a burguesia. Os metalúrgicos se comprometeram a lutar por uma frente classista dos trabalhadores, com um programa anticapitalista. "Uma aliança entre os partidos operários (PT, PSTU, PCdoB e PCB)": esse foi texto que permaneceu nas resoluções.

Defesa da federação nacional de luta
Os metalúrgicos aprovaram a participação do Sindicato na organização da Federação Nacional dos Metalúrgicos Democrática e Combativa. O objetivo era se contrapor ao sindicato orgânico, criado pela direção da Articulação Sindical. Para impor uma política de conciliação de classes, o sindicato orgânico acabava com a democracia no movimento, já que quem passava a deter o poder de decisão era a direção, e não a base. Para a maioria dos delegados e delegadas, o sindicato orgânico da Articulação enfraquecia a luta contra o banco de horas e pela defesa dos direitos trabalhistas. A direção de sindicatos da Articulação já havia entregado esses direitos em campanhas salariais passadas.

A luta internacional
O tema do 6º Congresso "Contra o neoliberalismo, globalizar as lutas" foi amplamente debatido. O sindicalista argentino Alberto Mora falou sobre os reflexos da aplicação do plano neoliberal aos trabalhadores daquele país e reforçou a importância da unificação das lutas na América Latina. Um dos pontos centrais da luta internacional foi a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), que impunha a colonização econômica, política e militar da América Latina pelos Estados Unidos. O 6º Congresso também referendou a campanha contra o Plano Colômbia e a defesa do povo palestino, que até hoje luta por seu território, ocupado por Israel.

Atuação do Sindicato
Os delegados fizeram um balanço positivo da atuação do Sindicato no último período, tanto nas lutas, quanto na condução da entidade. Além disso, foi aprovado um plano de investimentos com a construção de um novo prédio e a ampliação da Colônia de Férias. Essa resolução pretendia melhorar os serviços da entidade e sua estrutura para a luta e tinha como objetivo atender melhor à família dos metalúrgicos. Decidiu-se, ainda, encaminhar para uma assembléia a expulsão do quadro de associados da entidade do grupo que fez a campanha de calúnia contra o Sindicato. A acusação de que o Sindicato teria desviado R$ 2 milhões, além de querer queimar a imagem da entidade, se ganhasse na Justiça tiraria da nossa luta o valor de R$ 2 milhões e poderia levar à intervenção no Sindicato. A prestação de contas da entidade, referente ao ano 2000, também foi apresentada a todos os delegados e delegadas e discutida em todos os grupos.

Organização do local de trabalho
Um dos temas que mais gerou elaborações foi a organização no local de trabalho. Todos apresentaram propostas para que o Sindicato ampliasse sua atuação nas Cipas e fortalecesse ainda mais a organização dentro das fábricas. Foi aprovada a realização de cursos e palestras para formar os cipeiros, bem como foi aprovado o avanço na organização dos trabalhadores das empresas terceirizadas.

Contra o pedágio de Jacareí
O pedágio de Jacareí foi um tema polêmico no Congresso. A maioria dos participantes criticou o prefeito da época Marco Aurélio Souza por ter feito acordo cobrando impostos da empresa Nova Dutra pelo pedágio. A maioria defendia que a luta contra o pedágio continuasse, contudo, argumentava-se que ela estava enfraquecida devido à postura do prefeito. Marco Aurélio enviou um e-mail ao plenário do Congresso justificando seu posicionamento, mas os delegados e delegadas desaprovaram a conduta e mantiveram a crítica.

CONTRA FLEXIBILIZAÇÃO DO GOVERNO FHC

Nos dias 25, 26 e 27 de junho de 1999, foi realizado o 5º Congresso dos Metalúrgicos, que contou com a participação de 121 delegados, na Colônia de Férias de Caraguatatuba. Um total de 37 empresas estiveram representadas neste encontro.

O Congresso foi um grande marco na formação política dos trabalhadores. "A contribuição no fortalecimento da organização do trabalho foi nitidamente visível para continuarmos a lutar por salários, emprego e contra a redução de direitos", avaliou na época o vice-presidente do Sindicato, Renato Bento Luiz, o Renatão.

Nesta ocasião, os metalúrgicos decidiram estar na linha de frente contra a flexibilização de direitos, salários e jornadas; contra o banco de horas e de dias - aceito por outros Sindicatos - e contra a redução salarial. A política adotada foi bem clara: não aceitar as chantagens da entidade patronal tampouco aceitar parcerias.

A organização de base foi novamente destacada, contra a precarização do trabalho. CIPAs, comissões de PLR e de fábricas, segundo o Congresso, deveriam ser tratadas como prioridade.

Diante da situação política do país, foi aprovada também a participação no "Fora FHC e o FMI". Os metalúrgicos decidiram levantar a bandeira das eleições gerais, por não confiarem em Marco Maciel nem nos parlamentares da época.

A situação da mulher trabalhadora, da juventude, dos negros, dos aposentados e desempregados também foi discutida. Diversas propostas foram aprovadas buscando ampliar a nossa organização nesses setores.

De modo geral, os delegados do Congresso reafirmaram a importância do perfil democrático e classista do Sindicato, assim como a luta pelo socialismo, que continuaria a ser exercida pela diretoria da entidade.

DEBATE ACALORADO DENTRO DA CUT

O 4º Congresso dos Metalúrgicos reuniu 137 delegados nos dias 3 e 4 de junho de 1995, na Colônia de Férias do Sindicato. Foi um dos congressos mais polêmicos da história da entidade, com uma forte disputa entre setores que estavam dentro da CUT: Articulação Sindical e MTS (Movimento por uma Tendência Socialista).

A discordância girava em torno dos caminhos já trilhados pela central naquela época, por apoiar medidas que flexibilizariam direitos, como as Câmaras Setoriais.

Participaram da abertura o presidente da CUT Estadual José Lopez Feijó, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT Heiguiberto Navarro (Guiba), o presidente da Federação Metalúrgica Estadual/CUT Paulo Sérgio Ribeiro Alves e os deputados Jair Meneguelli e Arlindo Chinaglia.

Foram discutidos também o projeto do governo Fernando Henrique, a Reforma Constitucional e o governo de São José dos Campos, que era comandado por Ângela Guadagnin (PT). O Congresso prestou apoio incondicional aos petroleiros, que na época travaram uma luta duríssima contra o governo e a Justiça.

Outros temas debatidos foram a organização no local de trabalho, a situação e luta da mulher trabalhadora e um modelo de comunicação para o Sindicato.

NÃO ÀS CÂMARAS SETORIAIS!

"Fora o Congresso Nacional corrupto, eleições gerais e que Lula governe!". Foi nesse clima que se deu o 3º Congresso dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que reuniu 137 delegados de 38 fábricas na Colônia de Férias do Sindicato, em 1993.

Foi aprovado um manifesto para ser enviado a sindicatos e entidades populares afirmando que Lula deveria governar apoiado nas organizações populares, com um plano econômico voltado para os trabalhadores.

Entre as principais resoluções do Congresso, estava um categórico "não" às Câmaras Setoriais, que vinham sendo aplicadas na época entre governo, empresários e alguns sindicatos. Para os presentes, as Câmaras Setoriais secundarizavam a mobilização em troca da negociação permanente com patrões e empregados. "O resultado tem beneficiado apenas os patrões com a redução de impostos. Enquanto isso, os trabalhadores veem diminuir seus postos de trabalho e os salários continuam baixíssimos para aumentar ainda mais a lucratividade dos patrões", disse o diretor do Sindicato à época e delegado do Congresso Ivan Trevisan.

O Congresso aprovou entre suas prioridades a ampliação da campanha contra a privatização da Embraer, buscando envolver os metalúrgicos e a comunidade. Os delegados se posicionaram contra qualquer proposta de privatização mista ou distribuição de porcentagens de ações entre parceiros.

Além dessas campanhas gerais, mantiveram-se, como nos congressos anteriores, os debates sobre as questões específicas da categoria metalúrgica.

METALÚRGICOS EXIGEM "FORA COLLOR"

Nos dias 18 e 19 de setembro de 1992, foi realizado, na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba, o 2º Congresso dos Metalúrgicos. Participaram do evento 107 delegados, que representavam trabalhadores de 27 fábricas. Foram eles quem elaboraram, coletivamente, a linha de atuação para o período seguinte.

Uma das deliberações mais importantes foi a preparação da Greve Geral, convocada pela CUT, para o dia da votação do impeachment do presidente Fernando Collor. O Congresso aprovou como bandeira central: Fora Collor e Itamar; Eleições Gerais; Por um governo dos trabalhadores!

Uma semana depois, a categoria parava suas atividades e exigia o Fora Collor.

Nesse Congresso, os metalúrgicos discutiram e aprovaram a luta contra a privatização, a terceirização e a superexploração causada pela implantação das novas tecnologias.

Novamente, foram amplamente debatidas a organização nos locais de trabalho e a situação e luta das mulheres e dos negros na categoria metalúrgica e na sociedade.

Naquela época, para enfrentar os métodos "modernos" que as fábricas começavam a aplicar, foi indicado como saída para o fortalecimento da luta dos trabalhadores um Sindicato Unificado dos Metalúrgicos do Vale do Paraíba.

O Congresso também aprovou, de maneira consultiva, mudanças no Estatuto do Sindicato, que seriam discutidas ainda em uma plenária para, posteriormente, serem aprovadas as resoluções em uma assembleia da categoria.

APROFUNDAMENTO DA DEMOCRACIA OPERÁRIA

Na noite de 19 de julho 1991, abriu-se uma nova fase para os metalúrgicos de São José dos Campos e região: uma fase de aprofundamento da democracia operária no Sindicato e de organização dentro das fábricas, para que cada trabalhador pudesse discutir todos os assuntos que se referiam à categoria e decidir o que aconteceria com eles.

O Congresso foi aberto com a presença de representantes dos sindicatos dos Plásticos de São Paulo e Químicos de Jacareí e Região, CUT Regional do Vale do Paraíba, PCB, PT de São José dos Campos e do então deputado federal Ernesto Gradella. Participaram do Congresso as organizações sindicais Convergência Socialista Sindical, CUT pela Base, Vertente Socialista e Articulação Sindical.

Durante o Congresso, os delegados presentes se reuniram por fábrica e região para definir uma nova organização nos locais de trabalho. As conclusões dos debates sobre o fortalecimento da organização dos metalúrgicos nos locais de trabalho foram uma das principais resoluções do Congresso.

Além disso, aprovou-se a organização de uma batalha sem tréguas na luta contra os planos do então presidente Fernando Collor e do FMI. Para se contrapor ao projeto neoliberal do governo de recessão e desemprego, também foi aprovada a defesa de um plano econômico e político dos trabalhadores.

Os delegados do 1º Congresso ainda votaram pelo apoio à luta dos trabalhadores de todo o mundo contra os planos dos governos pró-imperialistas e à luta contra os governos burocráticos dos países do Leste Europeu, da China e União Soviética.

O Congresso, que durou três dias, encerrou-se na noite de domingo, dia 21 de julho de 1991. O encerramento aconteceu com a entrega de certificado aos delegados presentes e em clima de festa, além do sentimento de terem dado um passo à frente na organização e luta dos trabalhadores.

Whatsapp

Digite seu número de celular e receba nossas novidades:

Desculpe, problemas ao enviar.

Obrigado pelo seu interesse.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333