5º Congresso

Contra flexibilização do governo FHC

Nos dias 25, 26 e 27 de junho de 1999 foi realizado o 5º Congresso dos Metalúrgicos, que contou com a participação de 121 delegados, na Colônia de Férias de Caraguatatuba. Um total de 37 empresas estiveram representadas neste encontro.

O Congresso foi um grande marco na formação política dos trabalhadores. "A contribuição no fortalecimento da organização do trabalho foi nitidamente visível, para continuarmos a lutar por salários, emprego e contra a redução de direitos", avaliou na época o vice-presidente do Sindicato, Renato Bento Luiz, o Renatão.

Nesta ocasião, os metalúrgicos decidiram estar na linha de frente contra a flexibilização de direitos, salários e jornadas; contra o banco de horas e de dias - aceito por outros Sindicatos - e a redução salarial. A política adotada foi bem clara: não aceitar as chantagens da patronal, tampouco aceitar parcerias.

A organização de base foi novamente destacada, contra a precarização do trabalho. CIPAs, comissões de PLR e de fábricas, segundo o Congresso, deverão ser tratados como prioridade.

Diante da situação política do país, foi aprovada também a participação no "Fora FHC e o FMI". Os metalúrgicos decidiram levantar a bandeira das eleições gerais, por não confiarem em Marco Maciel, tampouco nos parlamentares da época.

A situação da mulher trabalhadora, da juventude, dos negros, dos aposentados e desempregados também foi discutida. Diversas propostas foram aprovadas buscando ampliar a nossa organização nestes setores.

De modo geral, os delegados do Congresso reafirmaram a importância do perfil democrático e classista do Sindicato. Assim como a luta pelo socialismo, que continuará a ser levada pela diretoria da entidade.

Whatsapp

Digite seu número de celular e receba nossas novidades:

Desculpe, problemas ao enviar.

Obrigado pelo seu interesse.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333