2º Congresso

Metalúrgicos exigem "Fora Collor"

Nos dias 18 e 19 de setembro de 1992 foi realizado, na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba, o 2º Congresso dos Metalúrgicos. Participaram 107 delegados, que representavam trabalhadores de 27 fábricas. Foram eles quem elaboraram, coletivamente, a linha de atuação para o período seguinte.

Uma das deliberações mais importantes foi a preparação da Greve Geral, convocada pela CUT, para o dia da votação do impeachment do presidente Fernando Collor. O Congresso aprovou como bandeira central: Fora Collor e Itamar; Eleições Gerais; Por um governo dos trabalhadores!

Uma semana depois a categoria parava suas atividades e exigia o Fora Collor.

Já neste Congresso discutiram e votaram por lutar contra a privatização, a terceirização e a superexploração causada pela implantação das novas tecnologias.

Novamente foi amplamente debatida a organização nos locais de trabalho e a situação e luta das mulheres e dos negros na categoria metalúrgica e na sociedade.

Naquela época, para enfrentar os métodos "modernos" que as fábricas começavam a aplicar, foi indicado como saída para o fortalecimento da luta dos trabalhadores um Sindicato Unificado dos Metalúrgicos do Vale do Paraíba.

O Congresso também aprovou, de maneira consultiva, mudanças no Estatuto do Sindicato, que seriam discutidas ainda em uma plenária para, posteriormente, aprovar as resoluções em uma assembleia da categoria.

Digite seu número de celular e receba nossas novidades:

Desculpe, problemas ao enviar.

Obrigado pelo seu interesse.

Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333